Segunda-feira, 17 de setembro de 2007, atualizada ?s 09h45

Centros Regionais facilitam a declara??o de isentos


Renata Solano
*Colabora??o

A Secretaria dos Centros Regionais (SCR) disponibilizou servi?o de inscri??o de isentos de Imposto de Renda sobre Pessoa F?sica e orienta??o da popula??o nos centros regionais.

O objetivo do programa ? dar acesso ? popula??o sem internet para que possa fazer a declara??o de isento. Segundo a assessoria de comunica??o da SCR, foram feitas mais de 650 isen?es nestes centros, at? o momento. Para fazer a isen??o ? preciso carteira de identidade, CPF e t?tulo de eleitor.

Quem declara insen??o

Pessoa que, em 2006, recebeu at? R$ 14.992,32, seja atrav?s de emprego, aposentadoria, pens?o, atividade rural, ou alugel de bem ou im?vel.

Pessoa que tem CPF, mas n?o se enquadra nos casos que obrigam a entrega da Declara??o de Imposto de Renda 2007.

Dependente de declarante do imposto de renda que possua n?mero de CPF pr?prio, por?m n?o constou na Declara??o de Imposto de Renda 2007 do titular.

Brasileiro que transferiu resid?ncia para o exterior, mas que ? ausente do Brasil h? mais de 12 meses e que deseja manter regular o n?mero do CPF.

Mais informa?es no site da Receita Federal.

O que ? o imposto

O imposto de renda ? um imposto cobrado em v?rios pa?ses. No Brasil, ele ? cobrado mensalmente (opcional pelo contribuinte) e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declara??o de ajuste anual. Os valores s?o verificados pelas autoridades tribut?rias, que cobram o que est? faltando ou fazem a restitui??o para os contribuintes.

Mas n?o s? as pessoas que contribuem com esse imposto devem ficar atentos aos prazos de declara??o (que vai de primeiro de setembro at? 30 de Novembro de 2007).

A Declara??o Anual de Isento deve ser apresentada pela pessoa que possui Cadastro de Pessoa F?sica (CPF). A finalidade ? confirmar o n?mero de inscri??o CPF pelos contribuintes n?o obrigados ? entregar Declara??o do Imposto de Renda de 2007.

Fonte: Receita Federal

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF