Ter?a-feira, 18 de setembro de 2007, atualizada ?s 17h50

Sindicato dos banc?rios se une aos funcion?rios dos Correios em manifesta??o na Halfeld


S?lvia Zoche
Subeditora

Nesta quarta-feira, 19 de setembro, ?s 10h, o sindicato dos banc?rios se une aos funcion?rios dos Correios em uma manifesta??o no Cal?ad?o da rua Halfeld. Segundo o diretor executivo do sindicato dos banc?rios, Carlos Alberto de Freitas Nunes, n?o vai haver paralisa??o das atividades do banc?rios. "A CUT pede para que os sindicatos fa?am atividades conjuntas. E ? o que vamos fazer", diz Nunes, lembrando que as reivindica?es dos funcion?rios dos Correios come?aram em julho e a dos banc?rios em agosto.

Com faixas, arcos de bolas de soprar, e distribui??o gratuita de pipoca aos passantes, os banc?rios querem mostrar seu apoio ? greve dos Correios. E pretendem lembrar aos clientes e aos bancos os altos juros cobrados, os pedidos de amplia??o de hor?rio de atendimento, a necessidade de contrata??o de novos funcion?rios, 5% de aumento real e reposi??o da infla??o de setembro de 2006 a agosto de 2007, piso salarial de R$ 1628, 13? t?quete alimenta??o, entre outras reivindica?es.

Nunes diz que dia 21 de setembro ? o prazo oficial para que a Federa??o Nacional dos Bancos fa?a uma proposta para os banc?rios. "O Comando Nacional est? em negocia??o hoje com a Fenabran e pode ser que j? saia uma proposta", comenta Nunes, lembrando que se o Comando Nacional n?o concordar com a Fenabran, esta ainda vai ter o prazo para uma nova oferta no dia 21.

A greve continua

Os funcion?rios dos Correios mant?m a greve. Nesta quarta, 19 de setembro, ?s 9h, antes da manifesta??o na Halfeld, eles fazem nova assembl?ia. O diretor financeiro do sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Jo?o Ricardo Guedes, diz que a reuni?o em Bras?lia com o ministro e o comando da negocia??o n?o foi satisfat?ria.

O diretor financeiro fala que "Juiz de Fora demorou muitos anos a mostrar sua insatisfa??o para fora", afirmando que os funcion?rios s?o penalizados em suas condi?es salariais e de trabalho. "A manifesta??o vai unir for?as e vamos mostrar o que estamos passando para a sociedade".