Quarta-feira, 17 de outubro de 2007, atualizada ?s 16h37

Material apreendido no Ceresp Juiz de Fora ? entregue ? Pol?cia Civil


*Da Reda??o

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) repassou, nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, ? Pol?cia Civil de Minas Gerais, todo o material apreendido durante a vistoria feita ontem, dia 16 de outubro, no Centro de Remanejamento de Seguran?a P?blica (Ceresp) de Juiz de Fora, que foi assumido pela Subsecretaria de Administra??o Prisional (Suapi). Armas brancas, aparelhos celulares, drogas, alimentos, eletrodom?sticos, aparelhos eletro-eletr?nicos e bebida alco?lica foram encontrados pelos agentes penitenci?rios durante a varredura, que faz parte da rotina de transfer?ncia das unidades da Pol?cia Civil para a Suapi.

Troca de comando
Juntamente com o delegado regional de Juiz de Fora, Cristino Ribeiro Domingos, o subsecret?rio Genilson Zeferino concluiu a troca de comando da unidade. O Ceresp passa a ter como diretor geral interino Luiz Carlos Danunzio. Ele ser? respons?vel pela fase de transi??o, per?odo em que ser? feito um amplo diagn?stico do perfil dos presos. "De posse do levantamento sobre a escolaridade, as aptid?es e o motivo da pris?o de cada um, vamos tomar as provid?ncias para iniciar o processo de ressocializa??o no Ceresp de Juiz de Fora, que inclui trabalho e educa??o do detento", explica Genilson Zeferino.

O secret?rio de Defesa Social, Maur?cio Campos J?nior, afirmou que a transfer?ncia do Ceresp de Juiz de Fora da Pol?cia Civil para a Suapi refor?ou o compromisso do governo de avan?ar na adequa??o do sistema prisional ao que prev? a legisla??o. Ele destacou a forma transparente com a qual a Suapi trabalha, envolvendo o Minist?rio P?blico, o poder judici?rio e os Direitos Humanos em todos os procedimentos de transfer?ncia das unidades, como ocorreu em Juiz de fora. "O importante ? que o Ceresp passa a ser gerido dentro de um modelo que comprovadamente vem dando certo, com redu??o do n?mero de rebeli?es e de fugas. E o importante ? que Juiz de Fora ganha mais 55 policiais para o trabalho ostensivo e de investiga??o", afirma o secret?rio.

Com a unidade de Juiz de Fora, a Seds passa a administrar 47 unidades com a cust?dia de 20.500 mil presos. O Ceresp de Juiz de Fora abriga atualmente 612 detentos.

*Informa?es enviadas pela Ag?ncia Minas e veiculadas na ?ntegra