Ter?a-feira, dia 11 de dezembro de 2007, atualizada ?s 09h22

Gettran divulga hor?rios extras de ?nibus para atender a demanda durante as compras de Natal. S?bado e domingo hor?rios v?o ser ampliados


Renata Solano
*Colabora??o

Seja a p?, de ?nibus ou mesmo de carro, ? imposs?vel n?o ser v?tima do congestionamento durante o per?odo do natal e ano novo nas ruas de centro da cidade. O reflexo desse aumento de ve?culos e pessoas ? sentido para os que fazem suas compras de presentes ou de alimentos para a ceia durante o per?odo. Segundo a assessoria da Gest?o do Transporte e Tr?nsito (Gettran-JF), o fluxo de ve?culos atinge cerca de 10% se comparado ao fluxo de um dia normal.

Para aqueles que utilizam o transporte coletivo, com o aumento da demanda, a Gettran disponibiliza, nos hor?rios considerados de pico, ?nibus extras. Nos finais de semana, quando o n?mero de ve?culos era reduzido, vai ser mantido mais um ?nibus extra.

Segundo informa?es da Gettran, os hor?rios v?o ser os seguintes:

  • S?bado: ?nibus extra no per?odo de 9h ?s 19h
  • Domingo: ?nibus extra entre 12h e 19h
E, os ve?culos adaptados que eram retirados nos finais de semana, v?o permanecer funcionando.

Para o presidente do Sindicom?rcio, Emerson Beloti, o aumento de pessoas nas ruas da cidade se d?, principalmente, por causa da campanha feita nas m?dias, orientando que os consumidores que fa?am suas pesquisas e compras com mais anteced?ncia.

"A campanha teve in?cio no s?bado, dia 08 de dezembro quando o com?rcio j? funcionou em hor?rio especial e, nessa mesma data, j? tivemos um n?mero consider?vel de pessoas nas ruas da cidade fazendo suas pesquisas de pre?o e iniciando suas compras. A expectativa ? de que o com?rcio esse ano venda entre 18% e 20% a mais do que no ?ltimo ano", diz Emerson.

Emerson esclarece, ainda, que 52% dos consumidores t?m a inten??o de compra voltada para os seguintes seguimentos: brinquedos, eletroeletr?nicos, vestu?rio, cal?ados, perfumaria. "Os outros 48% procuram por produtos como cama, mesa e banho, eletrodom?sticos e outros objetos que tamb?m vendem bastante nessa ?poca", afirma.

Portanto, o aumento do n?mero de pessoas e ve?culos nas ruas do centro da cidade est?o relacionados ao movimento no com?rcio. "As pessoas est?o antecipando sua procura pelos produtos e, dessa forma, v?m mais cedo para as ruas fazer suas compras", comenta Emerson.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF