Indeniza??o aos moradores Comiss?o est? criada para avaliar as resid?ncias demolidas no
Santa Tereza e chegar ao valor da indeniza??o

Priscila Magalh?es
Rep?rter
01/04/2008

Mesmo ap?s o an?ncio de que uma comiss?o havia sido criada para avaliar o valor venal dos im?veis demolidos e interditados no bairro Santa Tereza, os moradores que precisaram sair de suas casas ainda lamentavam. Ana Maria Ricardo morava na rua Jos? Ladeira e se diz angustiada.

"Fico desesperada quando me lembro das coisas que ficaram para tr?s, porque n?o tive tempo de tirar", diz. Entre elas, a advogada cita os ?lbuns de casamento e de formatura e um rel?gio, a ?nica lembran?a que tinha do pai, j? falecido. Ela se diz ainda mais angustiada quando lembra o valor da indeniza??o. "Minha casa custava R$ 300 mil e n?o tenho como provar como ela era e o que eu tinha l? dentro".

Agora, Ana Maria, que est? na casa de sua m?e, com a fam?lia, vai esperar o resultado das avalia?es da Comiss?o Especial de Avalia??o para, depois, pensar no que vai fazer. "Pode ser que eu conteste a avalia??o deles, mas se n?o der resultado tamb?m n?o pretendo entrar na justi?a, pois demora anos", diz.

A comiss?o foi criada na ?ltima quinta-feira, 27 de mar?o, e, de acordo com a portaria n? 6279 tem um prazo de 20 dias para finalizar os estudos. O coordenador da comiss?o, engenheiro Paulo Robisson Marques Ribeiro, diz que os trabalhos j? est?o adiantados e come?aram enquanto a Defesa Civil fazia as vistorias. "O prazo vai ser cumprido", afirma ele.

foto da rua edgard carlos pereira Enquanto isso, o presidente da Associa??o dos Propriet?rios e Inquilinos das Casas Interditadas e Demolidas pela Prefeitura, Reinaldo Recepute Freesz, diz que este prazo ? curto. "N?o acredito que ele seja cumprido".

Um documento foi assinado pelo executivo e vai ser encaminhado ? C?mara Municipal de Juiz de Fora para que parte da verba utilizada para a constru??o do hospital da zona norte seja utilizada na indeniza??o dos moradores. O Prefeito Alberto Bejani acredita que n?o h? motivos para que o legislativo n?o aprove. Segundo ele, a indeniza??o vai ser paga quando os resultados forem apresentados pela comiss?o.

A rua Jos? Ladeira vai ser avaliada novamente e at? esta quarta-feira, dia 02, os moradores que ainda t?m suas casas interditadas v?o saber se podem voltar para o local. O casal Natal de Souza Vieira e Noemi de Assis Vieira mora na rua e ainda n?o est? com esperan?as de voltar para casa, por enquanto. "Acho que a nossa vai ser uma das ?ltimas a serem liberadas", diz ela, que morava com o marido e mais tr?s pessoas. Todos est?o em um hotel.

A presidente da Sociedade Pr?-melhoramento (SPM) do Santa Tereza, Rosilene Ferreira Borges, diz que os moradores s?o todos solid?rios uns com os outros, o que contribui. "Ainda h? muitos m?veis guardados nas casas dos vizinhos. Agora, a a nossa preocupa??o ? com as obras de um hospital da vizinhan?a. Nesta quarta, vamos ter uma reuni?o com a dire??o".