Ter?a-feira, 17 de junho de 2008, atualizada ?s 17h30

Laudo sobre terreno do bairro Santa Tereza, onde aconteceu desabamento de terra em mar?o, ? analisado na Pol?cia Civil de JF



S?lvia Zoche
Subeditora

Saiu o laudo t?cnico do Instituto de Criminal?stica da Pol?cia Civil de Minas Gerais sobre as condi?es dos terrenos que desabaram no Santa Tereza com as chuvas de mar?o. O parecer dos peritos chegou ?s m?os do delegado de Pol?cia Civil, da Divis?o de Assuntos Internos, Marcus Vin?cius de Paiva Silva.

Segundo Paiva Silva, ? preciso examinar o laudo com aten??o, porque h? muitos termos t?cnicos. "Estou analisando com muito cuidado, porque ? um documento bastante t?cnico. Vou entrar em contato com os peritos para esclarecer".

O resultado da an?lise do laudo pode ser anunciado no fim desta semana ou ainda na semana que vem, porque o delegado depende da disponibilidade dos peritos. "Eles trabalham em regime de plant?o, por isso n?o tenho como precisar quando".

Trecho do laudo

Segundo a leitura do laudo pelo delegado Paiva Silva, a conclus?o do laudo elaborado pelos peritos do Instituto de Criminal?stica da Pol?cia Civil de Minas Gerais diz:

"O local vistoriado deu-se uma movimenta??o de parte da encosta, situada nas ruas Edgar Carlos Pereira e Jos? Ladeira, na forma de deslizamento de terra rotacional, chamado tamb?m de cunha de escorregamento de terra, configurado com abatimento do solo no topo da encosta e a compress?o do solo na base da encosta. Vem a per?cia salientar que descartadas eventuais fontes externas pass?veis de promover a gera??o desse tipo de evento, tais como infiltra?es e vazamentos localizados a partir de redes de ?gua e esgoto, em parte presen?a de im?veis no local dos fatos, concluem os peritos que o evento em tela se configura em um evento natural comum ? morfologia do terreno naquela regi?o, vinculado a caracter?sticas geol?gicas (...)

Tais eventos s?o acelerados pela interven??o antr?pica, face a fatores como remo??o de cobertura vegetal original, cortes e desaterros em ?reas localizadas para a implanta??o de vias, edifica?es, obras de infra-estrutura e saneamento; funda?es relativamente rasas das edifica?es localizadas no topo da encosta; interfer?ncia no n?vel do len?ol fre?tico local em virtude de sua intercepta??o a partir das edifica?es e obras implantadas junto a rua Jos? Ladeira".

Obras em hospital pr?ximo ao local

Por volta de 07h, desta ter?a, dia 17 de junho, houve uma movimenta??o de obras no hospital pr?ximo aos terrenos que desabaram, segundo o presidente da Associa??o dos Propriet?rios e Inquilinos das Casas Interditadas e Demolidas pela Prefeitura, Reinaldo Recepute Freesz.

Os moradores e o presidente da associa??o acionaram a Secretaria de Pol?ticas Urbanas da Prefeitura de Juiz de Fora para fiscalizar o local. "Ficamos preocupados. Eu questionei o que estava acontecendo, porque eu desconhecia o desembargo das obras. Por volta de 11h, as obras pararam. N?o sei se foi a fiscaliza??o. Esperamos que esclare?am se as obras do hospital est?o embargadas", comenta.

A equipe do Portal ACESSA.com entrou em contato com o escrit?rio de engenharia do hospital, mas a respons?vel pelas obras diz n?o poder esclarecer os fatos, porque n?o estava no hospital nesta ter?a-feira.