Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011, atualizada às 18h17

Em JF, 42 vans escolares estão em situação irregular

Aline Furtado
Repórter
Vistoria em van

Juiz de Fora tem, atualmente, um total de 220 veículos credenciados como prestados de serviços escolares. Desses, 42 estão em situação irregular, já que não passaram pela vistoria obrigatória, realizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) até a última sexta-feira, 11 de fevereiro.

Segundo balanço divulgado, das 178 vans vistoriadas, 138 foram aprovadas de imediato e 40 tiveram que retornar à vistoria após adequações necessárias. O retorno ocorreu na última segunda, dia 14, e nesta terça-feira, dia 15.

"Realizamos, rotineiramente, fiscalização nas portas das escolas. Com isso, os permissionários destes 42 veículos não vistoriados poderão ser multados em R$ 35,53, conforme previsto na legislação municipal, que determina, ainda, que o permissionário fique impedido de tirar licença no ano seguinte. Além disso, o veículo poderá ser apreendido e o motorista perderá cinco pontos na carteira, devendo efetuar, ainda, pagamento de multa no valor de R$ 127,69, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro [CTB]", explica o supervisor de Fiscalização de Transportes, Eduardo Coletta.

Entre os itens verificados durante a vistoria estão o sistema elétrico, pneus, higiene, programação visual, bancos, cintos de segurança, tacógrafo, extintor de incêndio, sistema mecânico e de suspensão e abertura das janelas, que não deve ultrapassar 15 centímetros. Segundo dados da Settra, cerca de nove mil estudantes são transportados por vans em Juiz de Fora.

Cuidados

Para os pais que têm filhos que utilizam vans ou que pretendem contratar o serviço, Coletta lembra que é importante observar se o motorista, o auxiliar e o veículo são cadastrados na Settra. "Uma forma de saber se a situação está regular é observar a presença do selo de certificação, que fica afixado no lado direito superior do para-brisa." O selo é válido por um semestre, já a vistoria é realizada no início e no meio do ano. "O selo colado recentemente nos veículos tem a cor verde-limão."

Outra dica é que pais ou responsáveis anotem o número do Cartão de Identificação Veicular (CIV), colado na porta das vans. "Se houver dúvidas, basta entrar em contato com a Settra, pelo (32) 3690-7566, informando o número para que sejam repassadas informações sobre a situação do veículo." Além disso, o supervisor alerta que os pais devem ter o número de telefones fixo e celular dos condutores, a fim de se manterem informados a respeito de seus filhos.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken