Sexta-feira, 22 de agosto de 2008, atualizada ?s 18h49

Banc?rios iniciam campanha salarial 2008. Por enquanto, n?o h? previs?o de greve



Priscila Magalh?es
Rep?rter

O Sindicato dos Banc?rios de Juiz de Fora iniciou a Campanha Nacional 2008 com uma manifesta??o no cal?ad?o da Rua Halfeld, em frente ao Banco do Brasil (BB), na manh? desta sexta-feira, 22 de agosto.

A campanha foi lan?ada neste banco e teve como tema Acorda BB. "O banco n?o est? tratando os funcion?rios como deveria", diz o presidente do Sindicato, Marcos Louzada. Ele exemplifica dizendo que o governo federal implantou o plano de cargos e sal?rios na Caixa Econ?mica Federal e n?o o fez no BB. "Se ? o governo ? o mesmo, por que n?o abriu para estes funcion?rios?", questiona ele.

Apesar de ter come?ado no BB, a previs?o ? que um movimento seja feito em cada uma das institui?es financeiras da cidade. O objetivo ? a conscientiza??o dos funcion?rios e da popula??o sobre a import?ncia do trabalho dos banc?rios.

Segundo Louzada, n?o h? previs?o de greve nos bancos em Juiz de Fora, j? que se trata de um per?odo de negocia?es. "A greve vai acontecer em ?ltimo caso, quando n?o for poss?vel um acordo. Se houver, deve ser em setembro ou outubro". Segundo ele, s?o cerca de 500 banc?rios em toda a cidade.

Entre as reivindica?es da categoria est?o reajuste de 13,23% nos sal?rios, plano de cargos, comiss?es e sal?rios unificado para os banc?rios, piso do banc?rio estimado em R$ 2.074, participa??o nos lucros de parcela fixa de R$ 3.500 mais tr?s sal?rios brutos, reajustes diferenciados para os vales refei??o e alimenta??o, fim das metas abusivas.