Segunda-feira, 20 de outubro de 2008, atualizada ?s 17h04

Defesa Civil registra 51 ocorr?ncias devido ?s chuvas em Juiz de Fora



Daniele Gruppi
Rep?rter

A Defesa Civil registrou 51 ocorr?ncias, entre 18h de sexta-feira, dia 17 de outubro, e 10h30 desta segunda-feira, 20 de outubro, devido ? chuva ocasionada por uma frente fria que atinge a regi?o. Foram registrados 36 e 13 mil?metros c?bicos de ?ndice pluviom?trico no s?bado, 18 de outubro, e no domingo, 19, respectivamente.

A maior parte dos chamados foi para casos de destelhamentos parciais. Os t?cnicos tamb?m foram acionados por causa de desabamentos parciais de edifica?es, escorregamentos de terras, inunda?es, al?m das vistorias preventivas.

O bairro com maior n?mero de ocorr?ncias foi Filgueiras, com oito solicita?es. Na regi?o sudeste e nordeste foram 13. As zonas leste, sul e centro somaram seis.

Duas fam?lias ficaram desalojadas, uma no bairro Parque Independ?ncia e outra no Furtado Menezes. No total, oito pessoas contam com a solidariedade de familiares, amigos e vizinhos. A Defesa Civil doou quatro colchonetes, quatro cobertores e uma cesta b?sica para cada fam?lia. No bairro Grama, uma ?rvore caiu na estrada, interrompendo o fluxo do tr?nsito.

O subsecret?rio de Defesa Civil, S?rgio Rocha, pede para que os juizforanos evitem lan?ar lixo nas encostas. "O lixo nas encostas associado ? chuva ? perverso." Para ele, os moradores devem evitar movimentos de terras at? mar?o de 2009. O telefone de contato da Defesa Civil ? o 199.

Previs?o do tempo

Segundo o 5? Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, mais pancadas de chuvas est?o previstas para a tarde e noite desta segunda-feira, 20. O meteorologista Alexandre Gadelha faz um alerta para a ocorr?ncia de chuvas moderadas a fortes. A partir de ter?a-feira, 21, a previs?o ? de chuvas isoladas. A m?nima prevista ? de 15?C e a m?xima de 24?. O sol s? deve aparecer na quarta-feira, 22.