JF registra maior infesta??o de dengue de todos os tempos em sete bairros Gravidade da situa??o coloca munic?pio entre
os priorit?rios em todo o pa?s

Patr?cia Rossini
Colabora??o*
21/01/2009

O resultado do primeiro Levantamento do ?ndice R?pido do Aedes aegypti (Liraa) de 2009, divulgado na manh? desta quarta-feira, dia 21 de janeiro, pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), aponta ?ndice de infesta??o de 2,75%. Em alguns bairros, a infesta??o chega a 7,7%, um recorde na cidade. O aumento, em rela??o ao Liraa de outubro de 2008, ? superior a dois pontos percentuais. A situa??o ? muito grave, de acordo com o Minist?rio da Sa?de, que considera como risco de infesta??o os ?ndices superiores a 1%.

Agora, Juiz de Fora integra a lista dos munic?pios onde o combate ? dengue ? prioridade. Em todo o Brasil, pouco mais de cem cidades se encontram nessa situa??o. Al?m do ?ndice de infesta??o predial (IIP), o Minist?rio da Sa?de utiliza o n?mero de habitantes como crit?rio para avaliar o risco de cada local.

Os focos do mosquito transmissor foram encontrados em 83 dos 191 bairros do munic?pio reconhecidos formalmente. As zonas norte e leste s?o as regi?es consideradas mais cr?ticas. No entanto, o Liraa aponta um aumento significativo da presen?a do Aedes aegypti nos bairros da zona oeste.

Plano emergencial

Foto da Coletiva Diante da possibilidade de epidemia anunciada pela secret?ria de Sa?de Eunice Caldas, o prefeito Cust?dio Mattos (PSDB) pretende montar uma for?a-tarefa reunindo ?rg?os da administra??o direta e indireta e parceiros na comunidade, como o Corpo de Bombeiros, For?as Armadas, agentes comunit?rios de sa?de e escolas da rede particular de ensino. "Nossos meios pr?prios n?o ser?o suficientes para essa guerra contra a dengue. Precisamos fazer parcerias", afirma.

A primeira medida, segundo o prefeito, ? levar a informa??o a todos os juizforanos. "A maioria dos focos de dengue foram encontrados dentro das resid?ncias. Por isso, a comunidade precisa estar ciente dos riscos para iniciar o combate ? doen?a dentro de casa."

Outra medida necess?ria ? a organiza??o do sistema de sa?de, para evitar o congestionamento dos hospitais. "Com a popula??o em estado de alerta, muitas pessoas v?o direto aos hospitais sem passar pela aten??o prim?ria, o que prejudica o atendimento dos doentes", explica Eunice.

Equipe insuficiente

Com 106 agentes de endemia, a equipe da Secretaria de Sa?de ? considerada insuficiente para o combate ? dengue em curto prazo. Segundo o c?lculo do Minist?rio da Sa?de ? necess?rio um agente para cada mil im?veis. Para cumprir a meta inicial de fazer a inspe??o e o combate aos focos em cem mil im?veis em 30 dias, a prefeitura precisaria de cerca de 190 agentes nas ruas.

Foto da Coletiva Para isso, a id?ia de Cust?dio ? mobilizar os agentes comunit?rios de sa?de para a a??o preventiva. Um n?mero ainda n?o divulgado de bombeiros tamb?m vai passar por treinamento para participar das vistorias.

Os locais priorit?rios s?o onde o Liraa identificou maiores ?ndices de infesta??o. Nesse caso, as equipes j? iniciaram o retorno aos im?veis para preven??o. Para controle, ? feito o monitoramento quinzenal nos pontos estrat?gicos cadastrados como de alto risco.

Perigo dentro de casa

O levantamento da prefeitura revela uma situa??o alarmante: a maior parte dos focos da dengue (28%) foram encontrados em dep?sitos m?veis dentro das casas, como frascos, vasos, pingadouros e bebedouros. Em segundo lugar est? o lixo (pl?sticos, latas e garrafas), onde os agentes identificaram 24% das larvas.

A situa??o dos dep?sitos fixos, como calhas, lajes e tanques de obras tamb?m ? preocupante. Neles, foram encontrados 17% dos focos, enquanto nos pneus o ?ndice foi de 14%.

Levantamento

O Liraa ? um m?todo de amostragem preconizado pelo Minist?rio da Sa?de para identificar os riscos da dengue nos munic?pios brasileiros. O primeiro levantamento feito em Juiz de Fora aconteceu no ano de 2004.

Na primeira edi??o de 2009, os agentes de endemia vistoriaram 7.346 im?veis divididos em 17 estratos. Esse n?mero corresponderia ? 20% do total.

O alto ?ndice obtido demonstra a necessidade da elabora??o de campanhas preventivas durante o inverno, para manter a popula??o mobilizada para o controle do vetor.

Munic?pio confirma primeira morte por dengue hemorr?gica

A Secretaria de Sa?de anunciou a confirma??o do primeiro ?bito causado pela dengue hemorr?gica no munic?pio. O resultado de um exame em um paciente que morreu em abril de 2008 foi divulgado nesta manh?, e preocupa o executivo municipal. "Quem j? teve a dengue cl?ssica, corre risco de contrair o tipo hemorr?gico em uma segunda contamina??o", alerta a secret?ria de sa?de.

Em 2008, foram registrados 417 casos de dengue aut?ctones em Juiz de Fora.

Levantamento do ?ndice R?pido do Aedes aegypt (Liraa)
Bairros que apresentaram maiores ?ndices:
*(Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora)
Bonfim
Santa Rita
Alto Santa Rita
Marumbi
Progesso
Borborema
Santa Paula
7,7%
Linhares
Penitenci?ria
Vila Almeida
Fazenda do Yung
Graja?
Alto Graja?
Nossa Senhora Aparecida
S?o Tarc?sio
Ladeira
Manoel Hon?rio
5,6%
Amazonas
Enconsta do Sol
Francisco Bernardino
Bairro Industrial
S?o Jo?o
S?o Dimas
Carlos Chagas
Esplanada
Monte Castelo
F?brica
4,5%


* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF