Sexta-feira, 4 de julho de 2014, atualizada às 14h21

UFJF repassa projeto à Polícia Federal para construção de nova sede

Eduardo Maia
Repórter
Claudio Dornelas

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque, entregou ao chefe da Polícia Federal (PF) em Juiz de Fora, Cláudio Dornelas, o projeto executivo para a construção da nova sede da delegacia no bairro Mariano Procópio. O ato ocorreu no gabinete da Reitoria no início da tarde desta sexta-feira, 4 de julho. Este foi o último presenciado por Dornelas na cidade, que deixa o comando da PF passa assumir a assessoria de segurança institucional do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT) em Belo Horizonte (MG).

No convênio firmado pela duas instituições, o objetivo era viabilizar o intercâmbio de conhecimentos, competências e tecnologias com o setor público em geral. Segundo Duque, a atualização foi realizada por um corpo de técnicos formado por ex-alunos, funcionários e professores aposentados da UFJF.

"Foram feitos ajustes estruturais, das fundações e do projeto em terraplanagem, com alteração dos níveis e readequação da planilha orçamentária. O custo inicial da construção era de R$ 17 milhões e, com a correção de 10% a partir do Índice Nacional da Construção Civil, passou para aproximadamente R$ 21 milhões", informou o reitor.

Dornelas enalteceu o projeto e afirmou que a nova sede será um ganho para a cidade e a região abrangida pela circunscrição da Polícia Federal na Zona da Mata e Campo das Vertentes. "São 127 municípios atendidos pela regional, totalizando cerca de três milhões de pessoas. Nossa sede não comporta o atendimento de todo o nosso efetivo e cada função é feita em um lugar. Agora todo o atendimento será realizado em um só local", observou.

A execução da obra está prevista para até 24 meses após a realização da concorrência numa área total de 5 mil metros quadrados no bairro Mariano Procópio, atrás da Estação de Trem.

Balanço

Sobre seu trabalho diante da PF em Juiz de Fora, Dornelas avaliou como positivas as ações realizadas ao longo dos três anos que esteve à frente da regional. "Atuamos em várias frentes, como o combate ao tráfico de drogas, corrupção, inclusive prendendo a cúpula do tráfico em Juiz de Fora. Quando cheguei a Juiz de Fora, o caça-níquel era feito a céu aberto. Hoje é quase raro", declarou.

ACESSA.com - UFJF repassa projeto ? Pol?cia Federal para constru??o de nova sede