Quinta-feira, 23 de outubro de 2008, atualizada ?s 11h37

Dispensados do servi?o militar devem cumprir juramento ? bandeira, para obter o Certificado de Dispensa de Incorpora??o



Marinella Souza
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o

Os jovens que foram dispensados da presta??o do servi?o militar devem comparecer ? Junta do Servi?o Militar de Juiz de Fora no dia 30 de outubro, quinta-feira, ?s 7 h, para o cumprimento do juramento ? bandeira. Ap?s o evento, ser? concedido o Certificado de Dispensa de Incorpora??o, documento fundamental para a vida do jovem.

O secret?rio da Junta Militar de Juiz de Fora, Carlos Ant?nio Rodrigues Azalim, explica que esse documento ? exigido em v?rias ocasi?es, como na hora de tirar passaporte, inscrever-se em concurso p?blico, tirar carteira profissional, matricular-se em escolas e faculdades e conseguir emprego.

Segundo Azalim, cerca de 800 jovens est?o agendados para esse juramento e n?o h? nova data para que isso aconte?a. Por isso, ? necess?rio que eles compare?am para evitar problemas de ordem burocr?tica.

Ainda nas palavras de Azalim, o juramento ? importante para que o jovem regularize a sua situa??o. "Em tempos de paz, o servi?o militar no Brasil vai dos 18 aos 45 anos. Depois dessa idade limite, o homem ? desobrigado do servi?o."

O juramento ? bandeira, seguido do hino nacional ? uma forma de o homem se comprometer com a defesa da p?tria. Azalim faz um alerta para que os jovens compare?am ao evento. "Se ele n?o for, pode remarcar quantas vezes quiser, mas tem que pagar uma multa m?nima de R$ 4,14 por cada falta. A gente pede para que os jovens n?o se esque?am do juramento, porque isso pode complicar a vida deles", ressalta.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF