28 de maio de 2009, atualizada às 18h45

Prefeitura lança edital para estudo técnico sobre transporte coletivo

Guilherme Arêas
Repórter

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança nesta sexta-feira, 29 de maio, o edital de licitação para a escolha da empresa de consultoria que vai elaborar o estudo técnico sobre o novo sistema de ônibus urbano. O estudo é a primeira etapa do processo de reestruturação do sistema de transporte coletivo da cidade e deve durar nove meses a partir da contratação da empresa vencedora. O custo total estimado para a esta etapa é de R$ 855.300.

O final da reformulação do sistema de transporte tem previsão para ser concluído em agosto do ano que vem, com a licitação das empresas que vão operar com os ônibus nas ruas, mas a PJF espera que as mudanças tenham reflexo até 2012. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia dado prazo de seis meses para o município concluir a licitação. Por enquanto, não sinalizou para a prorrogação deste.

"A Prefeitura enviou um ofício ao presidente do Tribunal explicando as nossas razões e dizendo ser inexequível fazer a licitação no prazo de seis meses. O Tribunal ainda não nos respondeu", informou o prefeito Custódio Mattos. O TCE esclareceu que não há prazo legal para que a decisão sobre a dilatação do prazo chegue ao município.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, algumas mudanças estruturais poderão ser implementadas no sistema de transporte antes da conclusão de todo o processo, tais como a alteração do sentido de embarque e desembarque dos passageiros nos coletivos. "Se as mudanças ocorrerem, serão condicionadas à evolução deste estudo", ponderou. Segundo o secretário, o estudo não vai interferir na expansão da bilhetagem eletrônica.

Como será o estudo

A empresa escolhida para fazer o estudo vai trabalhar em três pesquisas básicas. A primeira vai levantar os dados numéricos de embarque e desembarque realizados nos principais pontos da cidade. O objetivo é saber efetivamente quantas pessoas utilizam diariamente cada ponto de ônibus.

A segunda etapa pretende saber a origem e o destino dos usuários do transporte coletivo. O levantamento vai detectar de onde o usuário saiu para pegar o ônibus e qual o ponto de desembarque mais próximo ao local onde ele quer chegar. A outra parte da pesquisa vai avaliar a velocidade de corredor e verificar as condições físicas dos pontos de ônibus ao longo dos principais corredores.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes