Segunda-feira, 1º de junho de 2009, atualizada às 17h18

Área Azul volta a ter tolerância de dez minutos

Clecius Campos
Repórter

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) voltou a instituir a parada gratuita de dez minutos nos estacionamentos rotativos pagos no Centro e no bairro Manoel Honório. Os motoristas podem fazer paradas rápidas em qualquer uma das 837 vagas disponíveis, desde que mantenham o pisca-alerta ligado. Apesar do retorno da tolerância, as placas que identificam as áreas ainda não estão atualizadas (foto ao lado).

Sem a informação nas placas, motoristas ficam sem conhecer o direito. Cristiane Santos não sabia que poderia parar na Área Azul por até dez minutos sem pagar. "Pensei que a tolerância não existia mais." Outro motorista, Ricardo Saar, também não foi avisado da tolerância. "Acho que os monitores deveriam nos explicar."

De acordo com o gerente da Sinart, Alexandre Rodrigues Soares, os monitores da Área Azul conhecem a nova lei e os procedimentos que devem ser tomados, uma vez que a parada gratuita era praticada antes da sua extinção, em agosto do ano passado. "Todos os monitores foram orientados a informar sobre a tolerância."

De acordo com a chefe do Departamento de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura, Sheila Menini, até a próxima quarta-feira, dia 3 de junho a sinalização estará adequada à nova regra.

Caso o motorista permaneça mais de dez minutos em uma vaga da Área Azul, é convidado a adquirir o cartão no valor de R$ 1* que dá direito a 90 minutos de estacionamento. "Se não for encontrado, recebe notificação e está sujeito a autuação e multa, expedida por agente de trânsito ou policial militar", informa Soares.

*O valor foi fornecido em junho de 2009

Os textos são revisados por Madalena Fernandes