Segunda-feira, 13 de julho de 2009, atualizada às 19h

Inscrições para 12º Arraiá da Cidade já estão abertas. Em 2009 duas quadrilhas de Belo Horizonte vão se apresentar

Marinella Souza
Repórter

Interessados em participar do tradicional Arraiá da Cidade têm até do dia 21 de julho para se inscreverem gratuitamente. Sanfoneiros, grupos musicais de estilos variados e a tradicional quadrilha estão entre as atrações.

Segundo um dos produtores do 12º Arraiá da Cidade, o assistente executivo da Funalfa, Edson Tostes, a ideia é usar a experiência dos anos anteriores para fazer um evento que agrade ao público participante.

"Nós vamos aprimorar a festa do ano passado, vamos distribuir uma quantia em dinheiro para os primeiros colocados, criar o manual do julgador e trazer quadrilhas de outras cidades para se apresentarem", diz.

O ponto alto da festa, além do concurso, será a apresentação dos grupos de quadrilha Feijão Queimado e São Mateus, de Belo Horizonte, que vêm se apresentar na cidade sem caráter competitivo.

Tostes adianta que quem for prestigiar o Arraiá irá apreciar a tradição das festas julinas e muita criatividade. "Não queremos abandonar o que é típico dessas festas, mas daremos espaço para a criatividade dos diretores das quadrilhas". Em 2008, oito grupos participaram do evento e a expectativa é de que esse número seja mantido.

O produtor comenta que a programação completa do evento será decidida na tarde da próxima terça-feira, 14 de julho, mas adianta que o encerramento ficará a cargo de um grupo sertanejo. No sábado, 25, a ideia é que um grupo de axé ou forró se apresente no local. Além disso, o Arraiá vai contar com barraquinhas de comidas e bebidas típicas comandadas por instituições assistenciais da cidade.

As inscrições podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Departamento de Cultura da Funalfa, que fica na avenida Rio Branco, 2.234 - Centro.

O 12º Arraiá da Cidade ocorre nos dias 25 e 26 de julho das 14h às 22h, na praça Antônio Carlos.

 
O concurso

A etapa eliminatória será no sábado, dia 25 de julho, e a final do concurso, acontece no domingo, 26. As três melhores equipes receberão prêmios em dinheiro que variam de R$ 600 (para o primeiro colocado) a R$ 100 (para o último colocado).

A comissão julgadora será indicada pela Funalfa e anunciada no início do evento. Ela terá que avaliar os quesitos criatividade, coreografia, figurino, composição de personagens, cronometragem, número de componentes e animação. Cada quadrilha deve ter pelo menos 20 integrantes e se apresentar em no mínimo 15 minutos e no máximo 30 minutos.

De acordo com a produção do evento, podem participar grupos de Juiz de Fora ligados a escolas, associações de bairro ou entidades de qualquer natureza, além de quadrilhas de outras cidades de Minas Gerais.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes