Sexta-feira, 7 de agosto de 2009, atualizada às 19h

Procura por álcool em gel cresce e o produto some das prateleiras

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Após a constatação da eficiência do álcool em gel na higiene para a prevenção contra a Gripe A (H1N1), o produto evaporou das prateleiras das farmácias e supermercados de Juiz de Fora. Segundo o atendente de uma farmácia, o produto está em falta e a cada dez minutos pessoas aparecem procurando pela mercadoria. 

Outro atendente comenta que a falta de matéria-prima compromete a distribuição. "Um cliente chegou a comprar um malote fechado, nem esperou abrir a caixa." A dona de casa Ercília Maria conta que sempre utilizou o produto por achar mais prático, mas, agora, usa para a prevenção.

Produção alternativa

Mediante o aumento da procura pelo álcool em gel, mais estabelecimentos começam a produzir o material. A atendente de uma farmácia de manipulação, Daniela Marquito, conta que as vendas aumentaram o dobro e que os pedidos de produção estão grandes. A farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária, Carla de Castro Mantero, diz que em breve a instituição começará a produzir o álcool em gel para a comercialização.

Com a popularização do produto, surgiram muitas receitas e vídeos na internet, ensinando como manipular o material. Segundo Carla, os produtos envolvidos não causam malefícios à saúde e a receita é bem simples. No entanto, é complicadoachar os materiais. "O problema é a base carbopol, que dificilmente é encontrada para a venda", comenta. Ela ressalta que somente o álcool de grau 70 é capaz de destruir o vírus.

  

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes