Terça-feira, 1º de setembro de 2009, atualizada às 18h24

Prefeitura negocia a retirada de 30 famílias de área de risco invadida, no bairro Amazônia. Reintegração de posse é determinada pela Justiça

Clecius Campos
Repórter

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou a negociação para a retirada de cerca de 30 famílias que ocupam de forma irregular uma área de risco invadida, no bairro Amazônia, desde setembro do ano passado. O primeiro passo, dado nesta terça-feira, dia 1º setembro, foi o levantamento da condição socioeconômica das pessoas que estão nessa situação.

Os dados vão indicar a quantidade exata de famílias, suas origens, quais têm condições de se mudar e se estão cadastradas em algum programa da PJF. Eles servirão para nortear as negociações. A expectativa é de que até a quarta-feira, dia 2, as informações sejam divulgadas.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Sérgio Rocha, responsável pela operação, desde o ano passado, uma ação judicial permite a reintegração de posse do local. A intenção da PJF, no entanto, é fazer o contato de forma amigável e consciente. "A ação teve ainda o objetivo de conscientizar as famílias de que a área onde vivem é perigosa. Trata-se de um berma de equilíbrio, uma área de instabilidade geológica e coesão. A ocupação irregular pode desmoronar o local, causando acidente." O local não conta com infraestrutura básica, como rede de água, esgoto e energia elétrica.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes