Quinta-feira, 10 de setembro de 2009, atualizada às 19h45

Juiz de Fora deve contar com cerca de 45 novos táxis  

Aline Furtado
Repórter

A frota de táxis de Juiz de Fora deve ganhar cerca de 42 a 45 novos veículos. O prazo para apresentação do edital de licitação é de no máximo 60 dias, os carros deverão estar nas ruas até o final do ano. A novidade foi anunciada durante reunião na tarde desta quinta-feira, 10 de setembro, para apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre a frota de táxis que atende a cidade. A análise foi desenvolvida pelo Núcleo de Ergonomia, Segurança e Transporte (Nest), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a pedido do Poder Público.

O coordenador da pesquisa e professor da Faculdade de Engenharia, José Alberto Barroso Castañon, explica que o estudo define a forma como a população da cidade vê o serviço oferecido, além de contribuir para a elaboração de propostas que auxiliem no redimensionamento do sistema. A pesquisa, realizada na primeira e na última semana do mês de junho, foi aplicada a 73 operadores, escolhidos de forma aleatória, e a 600 representantes da população da cidade.

Atualmente, a frota de táxis conta com 433 veículos. Devido ao número de passageiros que fazem o uso do serviço, foi definida a necessidade de 42 novos veículos. "Com o ajustamento da planilha já aprovada, chegamos ao número necessário de 45 novos veículos", observa Castañon.

Entre as conclusões da pesquisa focada na parte operacional, foi apresentada a média de quilometragem dos táxis que circulam na cidade: 165 quilômetros por dia durante a semana e 207 quilômetros durante os sábados e domingos. A média de ocupação é de 54%, visto que é característica da cidade que os condutores saiam dos pontos com os passageiros e retornem ao mesmo sem ocupantes.

Com relação à pesquisa que abordou os domicílios, ficou definido que a faixa econômica da população que mais utiliza serviços de táxi é aquela que ganha entre R$ 600 e R$ 1 mil mensais. Entre os motivos que levam as pessoas a utilizarem táxis, os principais são: lazer, retorno às residências e compras. Sobre a satisfação dos usuários, 75,5% dos entrevistados consideram a qualidade do serviço oferecido ótimo ou bom. O problema mais apontado é a conservação e limpeza. Com relação à dificuldade de se conseguir um veículo, a maioria dos entrevistados aponta os finais de semana, os dias de chuva e o horário entre as 18 e as 19h como críticos.

Para o promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor, Plínio Lacerda, o resultado da pesquisa foi satisfatório, visto que a população, de modo geral, considera o sistema bastante razoável. Além disso, ele ressalta o bom funcionamento do serviço, sem que haja necessidade de reajuste de tarifa.

Para o presidente do Sindicato de Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros de Juiz de Fora, Aparecido Fagundes da Silva, os resultados apresentados foram muito positivos e os números já eram esperados.

Segundo o presidente da Associação de Condutores Autônomos de Serviço de Táxi de Juiz de Fora, Luiz Gonzaga Nunes da Costa, a pesquisa aponta para a melhoria da qualidade do serviço prestado na cidade. "Devemos nos basear na pesquisa para melhorar o que é oferecido, além de verificarmos que o aumento da frota irá contribuir diretamente para esta melhoria".

O Ministério Público (MP) vai elaborar a minuta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com base na pesquisa apresentada. De posse deste documento, deverá ser agendada um reunião, entre o MP, o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, e os representantes dos permissionários e auxiliares do serviço de táxi da cidade, para concretização do TAC. O prazo para que esta reunião seja realizada é de 20 dias.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes