• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade
    Terça-feira, 22 de setembro de 2009, atualizada às 18h27

    Idosos recebem atenção especial na Semana Nacional do Trânsito

    Clecius Campos
    Repórter

    O relacionamento entre os idosos e os motoristas de ônibus será tratado no lançamento do projeto O idoso, o transporte e o trânsito que ocorre no Centro de Convivência do Idoso, nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 15h. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e a Associação do Transporte Público de Juiz de Fora (Astransp).

    De acordo com a assessora técnica setorial da Settra, Ana Beatriz Chaves, serão apresentadas quatro esquetes com flashes do cotidiano, intercaladas com palestras sobre o processo de envelhecimento, o Estatuto do Idoso e os conflitos interpessoais. "Vamos ainda mostrar uma cartilha sobre dicas de segurança para idosos e educação no trânsito para motoristas."

    O evento é o início do projeto que vai percorrer todas as empresas de transporte coletivo da cidade a fim de criar uma cultura de gentileza em motoristas e cobradores. Segundo ela, quando a dificuldade de mobilidade dos idosos encontra a precisão de cumprimento de horário e o estresse do trânsito, pelo qual o motorista passa, podem surgir alguns conflitos.

    Segurança dos idosos no trânsito também está em pauta

    O idoso também é a preocupação da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset). Segundo o vice-presidente, Mário Jacometti, com o envelhecimento da população, é necessário que ações em prol da segurança dos idosos no trânsito sejam mais constantes. "Por isso os trabalhos de educação no trânsito para a população mais velha serão intensificados, principalmente nesta semana, nas escolas e no Centro de Convivência."

    Segundo ele, apesar de os idosos apresentarem mais dificuldade de audição, de visão e de mobilidade, o número de acidentes envolvendo essa população é muito baixo. "Algumas melhorias já podem ser vistas, como travessias de pedestres diferenciadas, com maior acessibilidade às calçadas, mas ainda há muito que se possa fazer pela prevenção."

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.