Quinta-feira, 26 de agosto de 2010, atualizada às 18h28

Polícia Federal desmantela esquema de contrabando de cigarros em Juiz de Fora

Clecius Campos
Repórter

Um esquema de contrabando de cigarros importados foi desmantelado nesta quinta-feira, 26 de agosto, em Juiz de Fora. A Polícia Federal (PF) cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e prendeu três suspeitos de participação no esquema. Caixas de cigarros, embalagens, tabelas de preços e dinheiro foram apreendidos. Até o fechamento desta nota, a PF não havia contabilizado o volume da mercadoria recolhida. A maioria dos produtos tinham rótulo paraguaio.

Os produtos foram apreendidos em diversos pontos na cidade, em seis residências e seis estabelecimentos comerciais. Durante a busca em uma das casas, a PF prendeu o condutor de um cadete azul, carregado de produto contrabandeado. Ele foi preso em flagrante. Um dos mandados foi cumprido na casa de um policial rodoviário. A suspeita é de que o irmão dele, que também mora no local, seja participante do esquema.

De acordo com o delegado regional da PF, Cláudio Nogueira, embora os rótulos sejam de produtos paraguaios, a suspeita é de que os cigarros eram produzidos no Brasil, enviados para o Paraguai, onde eram embalados, e reenviados para o solo brasileiro de forma clandestina. "É o crime denominado descaminho. O produtos chegavam ao Brasil sem tributação e poderiam ser vendidos por preços muito mais baratos por ambulantes e por estabelecimentos clandestinos. A diferença entre o preço de um produto legalizado e do cigarro contrabandeado pode ser de 50%." A suspeita é de que os produtos chegavam a Juiz de Fora por meio de muambeiros e de caminhões, com carga escondida.

A PF investiga ainda se parte do produto apreendido é origem de roubo. A equipe técnica de uma fábrica de cigarros foi chamada para reconhecer se o material pode ser parte de uma carga roubada há 15 dias. As investigações preliminares, até a deflagração dos mandados, foram feitas nos últimos sete meses.

Veja fotos dos produtos apreendidos

Mais carga da Operação Sevilha

Além da carga de cigarros contrabandeados, a PF continua cumprindo mandados referentes à Operação Sevilha. Uma denúncia anônima levou os policiais a uma espécie de depósito de mais produtos do esquema fraudulento de comércio de mercadorias ilegais, no bairro Carlos Chagas. Na última quarta-feira, 25, 20 pessoas foram presas, acusadas de participação no esquema.