Terça-feira, 10 de janeiro de 2012, atualizada às 16h09

Comppac restringe uso de praça em frente ao Cine-Theatro Central para evitar danos

Da Redação
Fachada do Cine-Theatro Central

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) decidiu vedar a cessão da Praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central, para usos que prevejam instalação de barracas, palcos e bancas promocionais ou eventos que, de alguma maneira, comprometam ou impeçam a visão do teatro.

A medida também pretende evitar danos ao espaço público no entorno do bem que é tombado pelo município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo o conselho, a ocupação parcial ou total do espaço, mesmo que em caráter temporário, vinha implicando em prejuízos para a exposição da fachada do Central, além de causar transtornos para os pedestres e causar danos à pavimentação da praça. O Comppac observou que, frequentemente, os beneficiários das concessões descumpriam as medidas máximas permitidas para as tendas e as barracas, não providenciavam a imediata retirada, após o uso, e faziam buracos para fincar hastes e estacas de sustentação, sem fazer o devido reparo no piso ao final do prazo concedido.

Por duas vezes, o Portal ACESSA.com denunciou a situação do calçamento na Praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central.

ACESSA.com - Comppac restringe uso de pra?a em frente ao Cine-Theatro Central