Quarta-feira, 16 de março de 2011, atualizada às 19h30

Aplicação de multas pela empresa operadora de radares em JF pode ser suspensa

Aline Furtado
Repórter

O vereador Isauro Calais (PMN) encaminhou, nesta quarta-feira, 16 de março, requerimento à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), solicitando a suspensão, a partir desta quinta-feira, dia 17, da aplicação das multas de trânsito por parte da empresa Engebrás, que opera os radares na cidade desde 2003.

Segundo o vereador, a solicitação deve-se à denúncia apresentada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, dia 13. "Percebemos, pela matéria exibida, que a empresa oferece negócios escusos na região Sul do país. Como ela opera aqui em Juiz de Fora também, cabe ao Legislativo investigar", declara o vereador.

Por meio do documento, Calais solicitou à Prefeitura a cópia do edital de licitação, além do contrato firmado entre a PJF e a Engebrás para a execução dos serviços. Foram pedidos, ainda, todos os demais contratos assinados ao longo destes anos. "Não estamos acusando ninguém, mas não há como duvidar das denúncias já feitas. É preciso esclarecer tudo o que já foi feito e, para que o problema, se é que ele existe, não continue acontecendo, é melhor suspender logo."

CPI

Além do Legislativo municipal, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), juntamente com o Ministério Público (MP), também deverão fiscalizar os contratos firmados entre a PJF e a Engebrás. A solicitação foi apresentada na última segunda-feira, dia 14, pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Délio Malheiros (PV). Nesta quarta-feira, 16, o político apresentou requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a fim de investigar a contratação dos serviços.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken