Furto de veículos no Centro de JF sobe 20% entre 2010 e 2011Quinta-feira é o dia que apresenta maior índice de furtos, com 18%, e horário entre 18h e 23h55 representa 29%

Victor Machado* e Aline Furtado
6/10/2011
Trânsito em JF

O número de furtos de veículos na região central de Juiz de Fora sobe cerca de 20% entre janeiro e setembro de 2010 e o mesmo período de 2011. Em 2011, 143 veículos foram furtados em Juiz de Fora, no Centro. Em 2010, o número ficou em 117.

De acordo com o assessor de comunicação organizacional da 4ª Região da Polícia Militar (PM), Sérgio Lara, o crescimento pode ser explicado pelo aumento constante de veículos estacionados no Centro da cidade.

Dados da PM apontam que o crescimento no número de ocorrências acontece ao longo dos meses, em comparação com 2010. Contudo, o mês de setembro registrou queda, saindo de 16 em 2010 para nove em 2011. Segundo o major, os meses de agosto e setembro costumam ter número elevado de furtos de veículos, visto que se trata da época em que são realizadas formaturas em espaços do Centro. "O número de automóveis estacionados cresce e, consequentemente o de furtos."

As estatísticas da PM indicam, ainda, que, em 2011, o mês que concentrou maior número de furtos foi março, com 28. No restante dos meses, a polícia registrou uma média de 14 ocorrências desse tipo. A explicação da PM a respeito da época de realização de eventos como formaturas pode servir, ainda, para explicar o dia com maior incidência do crime, que é a quinta-feira, com 27 ocorrências, o que significa aproximadamente 18% do total de ocorrências.

Conforme os dados, o domingo vem logo em seguida, com 24, e a sexta-feira, com 21 furtos. Os demais dias da semana variam entre 16 e 20 furtos de veículos. A quarta-feira foi o único dia que apresentou queda em relação a 2010, caiu de 20 casos para 18. O horário entre 18h e 23h55 é o mais perigoso na cidade. Ao todo, já são 42 furtos nesse período, o que representa 29% do total de ocorrências.

A madrugada, entre 0h e 5h55, vem logo em seguida com 38. Entre 12h e 17h55, foram 34, e entre 6h e 11h55, 29 casos. "A facilidade provocada pela diminuição no movimento de pessoas após o horário comercial, assim como o fechamento das lojas, faz com que os delinquentes tenham suas ações facilitadas, já que as ruas estão vazias."

Medidas preventivas

O major ressalta a importância dos proprietários de veículos adotarem medidas preventivas. "A primeira delas é escolher bem o local onde o automóvel será estacionado. Se não puder pagar um estacionamento, onde há garantia de vigilância o tempo todo, é importante buscar por locais de maior movimento."

Outra dica é evitar locais com pouca visibilidade, como locais ermos e sem luminosidade. "Por fim, não se deve deixar objetos à mostra, que chamem atenção, no interior do veículo", aponta o policial. Ele afirma que as pessoas devem se lembrar que o crime é sustentado por três pilares. "O primeiro é a vontade de praticar o furto, seguida da ausência de fiscalização, seja ela formal ou informal. Finalmente, a participação da vítima, que age de forma a facilitar a prática criminosa."

O que fazer?

O primeiro passo a ser dado por quem teve o veículo furtado é comunicar o fato à PM. "Deve-se dirigir a uma delegacia, a fim de que seja registrada uma ocorrência, o que vai resguardar futuramente. Além disso, o documento auxilia a PM a levantar as estatísticas, que apontam quais são os locais onde a atuação policial deve ser reforçada."

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken