• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade
    Segunda-feira, 2 de janeiro de 2012, atualizada às 18h45

    Distribuição dos carnês do IPTU 2012 começa em 16 de janeiro

    Da Redação
    IPTU

    Entre os dias 16 e 31 de janeiro, ocorre a distribuição, pelos Correios, dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2012. A partir do dia 16, os contribuintes também poderão obter o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pela internet. O número de imóveis cadastrados este ano é de 216.368. Destes, 31.817 são imóveis com remissão ou isenção total do imposto.

    Quem optar por pagar o IPTU à vista terá descontos. Até o dia 10 de fevereiro, são 8% de abatimento sobre o valor total, desde que na data de pagamento não existam débitos relacionados à inscrição imobiliária do imóvel. No caso de existirem débitos, o desconto à vista é de 5%. Para os contribuintes que optarem por parcelar o tributo em dez vezes, a primeira parcela terá vencimento no dia 10 de março e as demais nos dias 10 dos meses subsequentes, até dezembro.

    Quem não receber o carnê após o período de distribuição deve procurar o JF Informação, no período de 1º de fevereiro a 9 de março. O atendimento é presencial. A segunda via do IPTU também pode ser solicitada nos centros regionais Norte, Sul, Oeste e Nordeste. O contribuinte deve levar um carnê do exercício anterior ou o número de inscrição. Quem não tiver nenhum dos dois em mãos deve ir à Secretaria de Atividades Urbanas (avenida Barão do Rio Branco 1.843, 1º andar), com algum documento de propriedade do imóvel, para obter o número de inscrição do mesmo.

    O período para apresentar reclamação será entre os dias 13 de fevereiro e 9 de março, também no JF Informação ou nos centros regionais. O processo só poderá ser efetivado pelo contribuinte ou procurador habilitado. Não é necessário efetuar o pagamento para reclamar, a não ser que o contribuinte queira garantir os descontos à vista. Neste caso, deve pagar a cota única até o vencimento e protocolar a reclamação dentro da data limite.

    O imposto poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, do Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Bradesco, Santander, Bancoob, HSBC, Caixa Econômica Federal, além das Lotéricas, que só receberão valores de até R$ 1 mil.

    Confira, abaixo, os endereços do JF Informação e dos centros regionais:

    - JF Informação (Avenida Barão do Rio Branco 2.234, Centro, Parque Halfeld);
    - Centro Regional Sul (Rua Porto das Flores 270, Santa Luzia);
    - Centro Regional Norte (Rua Inês Garcia 357, Benfica);
    - Centro Regional Oeste (Avenida Presidente Costa e Silva 2.184, São Pedro);
    - Centro Regional Nordeste (Avenida Juiz de Fora 92, Grama).

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.