Quarta-feira, 21 de março de 2012, atualizada às 19h

Cerca de 300 alunos da UFJF protestam contra o serviço de transporte público

Jorge Júnior
Repórter
protesto

Cerca de 300 estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), protestaram nesta quarta-feira, 21 de março, no campus da instituição, contra o serviço de transporte público. Segundo o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Felipe Fonseca, o intuito foi reivindicar melhorias diante dos problemas enfrentados com relação aos ônibus que atendem à UFJF.

"Como o Instituto de Ciências Humanas (ICH) mudou de lugar, somente duas das quatro linhas que atendem à universidade, vão até o local. Então, na maioria das vezes, os universitários estão descendo pela Faculdade de Direito e seguindo a pé", diz.

Além disso, os acadêmicos enfrentam ônibus lotados, conforme afirma Fonseca. "Cerca de dois mil alunos frequentam o ICH, nos turnos diurno e noturno, e muitos precisam do transporte coletivo. Já enviamos ofícios para a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), mas eles alegam que o local não possui número de passageiros suficientes." Fonseca diz ainda que o movimento está se expandindo e o problema na fila de ônibus atinge todos os cursos e institutos.

Em nota, a Settra informa que realizará, nesta quinta-feira, 22 de março, um estudo de avaliação de demanda das linhas 545, 555 e 755, que atendem aos usuários que têm como destino o novo prédio do ICH da UFJF. Técnicos da secretaria estarão no ponto de ônibus em frente ao prédio, em três períodos do dia, para fazer a contagem de quantos passageiros embarcam e desembarcam destas linhas no local, a fim de verificar se a oferta precisa ou não de ajustes.

Outro profissional da Settra verificará quantas pessoas chegam ao prédio a pé, após desembarcarem no ponto localizado em frente à Faculdade de Direito. A Settra convidou funcionários e estudantes da instituição para acompanhar a análise, que ocorre entre 7h e 9h, das 12h às 14h, e das 16h30 às 19h30. A previsão é que o material seja analisado na sexta-feira, 23, e que a Settra tenha um panorama da situação no início da próxima semana.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Alunos da UFJF protestam contra o servi?o de transporte p?blico