Acabou a brincadeira Brinquedos saem do Parque Halfeld depois de decis?o judicial. A fiscaliza??o deu duas horas para cumprimento da determina??o

Fernanda Leonel
Rep?rter
09/08/2006
D? a sua opini?o sobre a retirada dos brinquedos do Parque Halfeld. Justi?a alega que o local ? patrim?nio hist?rico. Voc? concorda? Clique ao lado para participar da enquete

Ou?a!


Juiz Fora, Parque Halfeld, 14h. Um grupo de sete fiscais da Prefeitura chega para notificar os propriet?rios dos brinquedos infantis que ficam no interior do parque.

A equipe, afirma que est? cumprindo o requerimento do promotor de meio ambiente, J?lio C?sar Silva, que a pedido dos moradores da regi?o, entrou com o pedido na Justi?a. A a??o foi movida na Vara da Fazenda P?blica Municipal, que decidiu pela retirada dos brinquedos em um prazo m?ximo de duas horas ap?s a notifica??o.

O prazo parece pequeno, mas a pol?mica ? antiga. H? muito, popula??o e ?rg?os da cidade discutem se ? ben?fico ou n?o a perman?ncia de ambulantes, brinquedos e hippies no local.

A discuss?o desta tarde, no entanto, est? focada nos brinquedos. O coordenador da opera??o de fiscaliza??o do parque, Roberto Mazala, (foto) explica os motivos alegados para a desocupa??o: "O Parque Halfeld ? tombado como patrim?nio hist?rico de Juiz de Fora. Patrim?nios n?o podem ser ocupados sem a devida autoriza??o da prefeitura. Eles est?o em situa??o ilegal, e por esse motivo devem ser retirados".

Juiz de Fora, Parque Halfeld,17h. O grupo de pessoas respons?veis pelos brinquedos que fica no interior do local, v?o embora. Est?o saindo no prazo determinado pela Justi?a. O cordenador do grupo, Uriel Tom Moreira (foto abaixo) diz que "a turma ? do bem e n?o quer desafiar a Justi?a". Ele explicou que o grupo n?o desistiu das atividades e que pretende entrar em contato com a prefeitura nos pr?ximos dias para reverter a situa??o.

"Eu sou assim, confio na pessoa at? que me provem o contr?rio", afirmou, justificando que est? confiante que seus companheiros e ele n?o v?o perder o of?cio. Uriel diz que recebeu uma liga??o da prefeitura (mas afirmou n?o lembrar o nome de quem falou com ele), dizendo que a administra??o ia fazer o poss?vel a situa??o fosse boa para todos os lados.

Por volta das 16h, todo o trabalho de desmontagem come?ou. Parte da equipe que cordena os equipamentos de lazer, se reuniu e chamou carros para tirar do local as muitas barras, borrachas, lonas e bolinhas.

Mas nem todo mundo conseguiu manter a calma. A senhora Eliana Moreira (foto abaixo), que fazia parte do grupo respons?vel pelos brinquedos, acabou passando mal. Ela se exaltou durante discuss?es com a fiscaliza??o e com a Pol?cia Militar, tamb?m presente no local, e teve que ser atendida por uma equipe m?dica.

A filha dela, tamb?m presente no local, disse que desde que a fiscaliza??o chegou a m?e estava muito nervosa. Durante aproximadamente 15 minutos, ela ficou deitada no ch?o do parque, aguardando pela chegada do aux?lio m?dico.

O promotor J?lio C?sar Silva diz que os moradores est?o muito incomodados com a situa??o do local.

"O parque est? se deteriorando, e o parquinho ? o menor dos problemas do local". Ele afirma ser a favor da retirada de tudo que est? instalado no cora??o da cidade. "Se a prefeitura quisesse cumprir a lei mesmo, retirava de l? todas as situa?es de irregularidade".

Perguntado sobre o porque da retirada nesse momento, j? que h? tempos os brinquedos fazem parte do cen?rio local, o promotor afirmou que "n?o h? hora ou momento para isso acontecer, porque o parque j? est? se deteriorando h? muito tempo".

Pol?mica

Do outro lado da hist?ria est?o os respons?veis pelos brinquedos. Uriel Tom Moreira, um dos membros da "associa??o" que montou os brinquedos no local, questiona o fato de terem sido retirados do local s? agora: "Estamos aqui h? mais de dois anos e todos da associa??o (a associa??o possui 24 membros) dependemos deste trabalho para sobreviver".

Uriel afirmou que a fiscaliza??o diz que eles n?o tem permiss?o para funcionar, mas que a Prefeitura tinha conhecimento das atividades do grupo, e que chegou a expedir alguns documentos que regulamentassem algumas atividades do grupo.

O l?der do grupo conta que quando eles instalaram os brinquedos no parque, h? aproximadamente dois anos, fizeram isso de forma ilegal. Mas que da primeira vez que a fiscaliza??o chegou para fazer perguntas, eles foram at? a prefeitura e receberam a autoriza??o.

Eles n?o tem provas da suposta autoriza??o, mas mostraram documentos que mostram que a Prefeitura tinha ci?ncia da perman?ncia dos brinquedos. O primeiro deles ? uma autoriza??o da Gettran, para entrar com ve?culos no Parque Halfeld.

Essa autoriza??o, como mostra a foto ao lado, deveria vencer no dia 1? de Setembro, e foi expedida para que eles pudessem carregar e descarregar os brinquedos no local.

Os outros dois documentos est?o vencidos, mas tamb?m t?m assinaturas de pessoas ligadas ? Prefeitura. O primeiro deles ? uma autoriza??o para funcionamento durante o carnaval de 2005, assinado pela Superintendente da Funalfa, ?rica Delgado.

O segundo deles, ? um xerox de um papel timbrado com a logomarca da Prefeitura, e assinado por Wanderley Pedrosa, gerente de instala??o e manuten??o el?trica da Prefeitura na ?poca da expedi??o do documento. Esse papel tinha vencimento em 31 de dezembro de 2005, e firmava o fornecimento de energia da Prefeitura para o funcionamento dos brinquedos.

Apesar desse "contrato" ter vencido no ano passado, de acordo com Uriel Moreira, at? a ?ltima segunda-feira, a prefeitura continuava a fornecer energia para o funcionamento dos equipamentos.

O promotor J?lio C?sar Silva, diz n?o ter conhecimentos desses pap?is que est?o na posse do grupo que comanda os brinquedos do Parque Halfeld. Ele diz que caso apresentados na promotoria, a situa??o pode sofrer algum tipo de mudan?a.


Voc? acha que os brinquedos deveriam sair do Parque Halfeld por ser l? um local de patrim?nio da cidade?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com