M?sica e m?sicos para todos os gostos


Parece-me que tratar dos m?sicos juizforanos rendeu alguns leitores e algumas discuss?es, o que demonstra mais uma vez o orgulho da cidade pelo que produz. E repito o que j? disse em textos anteriores, Juiz de Fora tem m?sicos e m?sica de muito boa qualidade. Alguns leitores escreveram lembrando-me outros nomes, outros censurando-me por tratar apenas de alguns. ? dif?cil incluir todos. E ainda penso que um trabalho de maior f?lego que um artigo mensal seria muito produtivo e necess?rio.

Enquanto isso n?o chega, sigo lembrando ora de um ora de outro, conforme a mem?ria permite, ou mesmo alguma efem?ride chame a aten??o.

Foto arquivo Big Charles No ?ltimo dia 21 de outubro tivemos uma oportunidade ?mpar de ouvir uma dessas pluralidades musicais da cidade. Foi no show "Retrato de Cabe?a" do baterista Jo?o Carlos Guedes Pimentel, seguramente conhecido por todos como "Big Charles". No meio musical costuma-se fazer algumas cho?as com os bateristas, dizendo ser estes os melhores amigos dos m?sicos. Neste show, "Big Charles", reunindo no palco um time variad?ssimo (amigo dos m?sicos!), mostrou bem que ? na verdade um grande amigo da m?sica, ela mesma. Mostrou com sua bateria o corpo que consegue fornecer ? m?sica e o esp?rito musical a que se pode ascender com o ritmo.

Folheando o 1? Tomo da Hist?ria Recente da M?sica Popular em Juiz de Fora, livro de Carlos D?cio Mostardo, Jo?o Medeiros Filhos e Roberto Faria de Medeiros, obra de 1977, encontra-se l?, nas p?ginas 416 e 417, quatro par?grafos sobre este baterista recriador. Despertou-me a curiosidade um depoimento de "Big Charles" sobre a m?sica no Brasil. Diz ele literalmente: "Do jeito que as coisas est?o, ou voc?, necessariamente, faz parte de uma m?fia (e aceita o jogo dos chef?es para sobreviver, se despersonalizando totalmente) ou fica marginalizado, mas preservando a sua condi??o de integridade art?stica, na lona total e tido como m?sico problema. N?o tem sa?da. Ou voc? se enquadra musicalmente e ganha dinheiro ou evolui na mis?ria".

Duas palavras sobre isso. Primeiramente, parab?ns "Big Charles" por sua carreira ?ntegra e criativa. Segundo, o depoimento ? de 1977, mas parece que foi escrito hoje.

Concurso de Piano

  • No pr?ximo fim de semana teremos a 13? edi??o do Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrela, promovido pelo Centro Cultural Pr?-M?sica. Este concurso merece ser mais atendido pelo p?blico. Descobre-se talentos incr?veis em eventos como esses, que s?o bom alavancadores de carreiras.

    Sabemos que a pianista Fernanda Chaves Canaud ir? tocar o concerto de abertura com a Orquestra de C?mara do Pr?-M?sica, mas n?o sabemos o programa (h?bito este, a divulga??o do programa, que parece n?o ter sido ainda difundido devidamente na cidade). A pianista tem excelente reputa??o, merece uma orquestra condizente. ? ver para dizer. Dado o conte?do dos programas das provas, dispon?vel no site do Centro Cultural, podem-se esperar recitais muito ricos por parte dos concorrentes. Na banca ressalto a presen?a de Maria Jos? Carrasqueira, pianista que une uma emo??o contagiante ? sua per?cia interpretativa.

  • Ainda em Outubro

  • No Domingo, dia 31, um imperd?vel concerto na Igreja Luterana de Juiz de Fora. Esta apresenta??o (com programa divulgado!!) trar? um concerto grosso para flauta, de Haendel, e ainda deste compositor um concerto para ?rg?o e orquestra. ? bom lembrar que a Igreja Luterana de Juiz de Fora ? a ?nica na cidade que disp?es de um ?rg?o de tubos e que um concerto como esse ? uma excelente oportunidade para se conhecer mais sobre a sonoridade magnifica deste tipo de instrumento, raro neste tristes tr?picos.

    O concerto tem ainda a cantata 56 de Bach. Coincid?ncia ou n?o, uma pe?a eminentemente lit?rgica do maior compositor luterano no dia em que estes celebram a Reforma Protestante. Vamos ouvir outra vez a Orquestra de C?mara Anthropos, com o maestro Vinicius Mariano de Carvalho, sobre a qual j? falei em textos anteriores. Desta vez junto do Coral Luterano (regido por Bailinda Heckert), da organista Mayra Cristina e do solista Jo?o Paulo Fazza.

    Bons concertos.