Quinta-feira, 18 de setembro de 2008, atualizada ?s 18h36

Casa ? demolida em ?rea de risco no bairro Ladeira



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Durante esta quarta e quinta-feiras, dias 17 e 18 de setembro, mais uma casa foi demolida na rua Jos? In?cio da Trindade, no Bairro Ladeira. Segundo a Defesa Civil, a a??o foi necess?ria, j? que a ?rea ? considerada de risco h? cerca de dez anos. O propriet?rio do im?vel entrou em acordo com a Prefeitura, permitindo a demoli??o.

Na quarta, o segundo pavimento foi demolido e o primeiro interditado. Nesta quinta, pela manh?, o restante foi derrubado. A a??o aconteceu manualmente.

No local ainda h? outras casas em situa??o de risco. Entretanto, como ? uma ?rea de ocupa??o irregular, alguns moradores insistem em continuar. A Defesa Civil informou que aguarda decis?o judicial para continuar o trabalho. A primeira casa foi demolida em julho deste ano, ap?s uma limpeza realizada no terreno. Era uma casa abandonada.

Frusta??o dos moradores do Santa Tereza

Os moradores do bairro Santa Tereza, que tiveram suas casas demolidas em mar?o deste ano, se reuniram com a Promotoria para discutir sobre a possibilidade de uma nova per?cia no local. O Minist?rio P?blico Estadual j? havia enviado, com car?ter de urg?ncia, o pedido para o Centro de Apoio T?cnico do MP em Belo Horizonte.

Entretanto, a resposta foi a de que o Centro n?o tem equipe para fazer a avalia??o das causas. Segundo o presidente da Associa??o dos Propriet?rios e Inquilinos das Casas Interditadas e Demolidas pela Prefeitura, Reinaldo Recepute Freesz, o servi?o teria que ser contratado de uma empresa terceirizada.

Segundo ele, a reuni?o foi frustrante. "Era a esperan?a que n?s t?nhamos", diz. Agora, a preocupa??o tamb?m se estende sobre as chuvas, j? que, segundo ele, n?o h? parecer t?cnico sobre o que aconteceu e ainda pode acontecer. "E se acontecer outra movimenta??o? N?o h? lona que segure", diz, se referindo ?s lonas que a defesa Civil est? colocando na encosta entre a rua Jos? Ladeira e Edgard Carlos Pereira.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas dos ?ltimos dias n?o comprometeram a estrutura do local. A informa??o ? de que uma chuva considerada forte seria de 60 mm derramados por hora e as ?ltimas n?o passaram de dez mil?metros. As lonas ainda n?o foram colocadas em toda a encosta. A previs?o ? que em uma semana os trabalhos sejam finalizados. O atraso est? acontecendo em fun??o de as lonas ainda estarem sendo soldadas.

Agora, o MP vai pedir ? Cesama e ? Prefeitura, documentos que comprovem todas as obras que foram realizadas no local. "Vamos pegar essas provas e o Minist?rio P?blico vai entrar com uma a??o civil p?blica contra o munic?pio", diz Freesz.