Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013, atualizada às 15h47

Temporal provoca queda de energia para 48 mil clientes em Juiz de Fora

Quase 24 horas após a tempestade, algumas regiões ainda enfrentam problemas de falta de luz

Lucas Soares
Repórter
Apagão

Aproximadamente 48 mil clientes ficaram sem energia em Juiz de Fora, por causa do temporal da última terça-feira, 10 de dezembro. Entre os locais mais afetados estão os bairros da Zona Sul, a região Central, o Manoel Honório e o Jardim Glória. De acordo com a assessoria da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), os ventos que chegaram a 91,4 km/h ajudaram na queda de árvore e galhos, telhas, telhados, antenas, folhagem, placas, causando quebra de postes e rompimento de 28 cabos de energia.

No entanto, quase 24 horas após a tempestade, algumas regiões ainda enfrentam problemas de falta de luz. É o caso dos moradores do loteamento Verbo Divino, no bairro São Judas Tadeu. A vendedora Thays Campos relata que passou a noite no escuro. "Cheguei em casa às 22h e encontrei o bairro com luz, mas o nosso loteamento apagado. Tive que esquentar água para tomar um banho, improvisar alguma coisa para comer no escuro e ir dormir. Quando sai de casa para trabalhar, às 8h, a energia ainda não havia sido restabelecida", afirma.

De acordo com a Cemig, "em função da severidade da tempestade, a alta concentração de interrupções no mesmo horário, o caos no trânsito causado pelos alagamentos, trechos interrompidos por deslizamentos, árvores, quebra do asfaltamento, semáforos desligados, além das condições climáticas desfavoráveis, ventos fortes, horário noturno, defeitos complexos, o restabelecimento da energia foi realizado de forma gradativa. Porém, cerca de 2 mil clientes ainda permanecem sem energia, e outros foram desligados para atender serviços de regularização do sistema elétrico. A Cemig ressalta que está se empenhando para restabelecer o fornecimento de energia a todos seus clientes o mais breve possível, trabalhando com um contingente superior a 100 empregados, entre efetivos e contratados, desde as 17h de ontem."

Consumidor que ficar mais de 12 horas sem luz pode reclamar

O consumidor que ficar mais de 12 horas sem luz na área urbana pode prestar uma reclamação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ter um desconto na conta de luz. De acordo com a assessoria da ANEEL, um indicador criado para os dias críticos (DICRI), junto ao DIC (Duração Individual de Interrupção por Unidade Consumidora) podem ser usados pelo consumidor para requerer junto à concessionária o ressarcimento na forma de um desconto automático na fatura de energia. Isso é válido para qualquer limite que for desrespeitado.

Com isso, o coordenador do Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Carlos Alberto Gasparete, passa orientações à população. "Quem tiver níveis acima deste indicador pode acionar a própria Cemig, sempre registrando o número de protocolo para se resguardar. Prestar a queixa em um dos órgãos de defesa do consumir também é uma opção. A nossa orientação é que sempre que faltar energia, o cliente ligue para a concessionária e registre o número de protocolo. Assim, terá registrado no sistema o tempo que ficou sem luz em cada", explica.

Em relação aos objetos danificados nas chuvas, Gasparete explica que a atitude tomada depende do volume de raios. "Se for uma tempestade com raios e trovoadas, o conselho que damos é que o consumidor tire mesmo os objetos da tomada. Por outro lado, se a chuva for mais branda, não há necessidade, até porque, se houver queda de energia, é provável que seja oriunda de uma falha da empresa", esclarece.

Informar falta de luz

Para informar falta de energia, o cliente pode mandar um SMS, via celular, para o número 29810, digitando "cemig luz", o nº do cliente e o nº da instalação. Esses números são encontrados na conta de energia. O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento ao consumidor. A comunicação também pode ser feita por meio da Agência Virtual via internet ou pela central de atendimento Fale com a Cemig, no telefone 116.

ACESSA.com - Temporal provoca queda de energia para 48 mil clientes