Milhares de fiéis fazem fila para encontro com padre Marcelo Rossi em Juiz de Fora

"Ruah" reflete sobre dieta, saúde e espiritualidade; fiéis chegaram ao local no dia anterior"

Bruno Caniato
*Colaboração
18/10/2016

Na tarde desta terça, 18 de outubro, o padre Marcelo Rossi visitou Juiz de Fora para o lançamento do livro Ruah, de sua autoria. O evento aconteceu no Colégio Cristo Redentor/Academia de Comércio, no Centro de Juiz de Fora. Alguns fiéis começaram a chegar no dia anterior, ansiosos para conquistar um lugar no começo da fila; algumas horas antes da chegada do padre chegar ao local, a aglomeração já se estendia por boa parte da Avenida Olegário Maciel, no trecho entre as ruas Halfeld e Espírito Santo.

Em hebraico, o termo ruah significa "vento", "sopro de vida". Voltando à temática da saúde, já explorada na obra Philia, Rossi discorre em seu novo livro sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis. "O livro fala sobre a importância do equilíbrio entre corpo e mente", explica o escritor. "Sobre a mente, pude, com Philia, ajudar às pessoas que estou ajudando. Sobre o corpo, Ruah é um livro que ensina bons hábitos, viver com saúde". O padre também ressalta um detalhe importante: orar antes das refeições. "Muitas vezes nós, cristãos, esquecemos de fazer uma oração antes de almoçar ou jantar, naquela pressa", critica.

Fiéis

A professora Maria Aparecida chegou ao colégio por volta das 6h da manhã e lá ficou até a abertura dos portões. "É a segunda vez que vou encontrar o Padre Marcelo", conta. "A primeira foi em 2011, quando ele veio ao Shopping Independência". Sobre o desafio de esperar por tanto tempo sob o sol forte, Maria não hesitou em afirmar: quem tem fé, persiste. "Pensa bem, esperar desde 6h da manhã até agora [por volta das 15h]. A gente fica ansiosa, é muita bênção", brinca.

Já a lancheira Mária de Oliveira resolveu garantir seu lugar e chegou à fila na noite anterior, por volta das 22h; durante a espera de quase 17 horas, sua alimentação era trazida em marmitex pelo filho. "É cansativo, mas muito gratificante", declara. Poucos minutos após seu segundo encontro com o sacerdote – o primeiro fora no Colégio Santa Catarina, no ano passado –, Mária descreveu a experiência: "É como estar diante de um anjo. Quando ele me abraçou, nosso Deus... me senti no colo de um anjo", ri.

Além de grande fã do trabalho de Marcelo Rossi, tanto dos livros quanto da música, Mária afirma categoricamente que o nascimento de seu segundo filho foi resultado de uma graça do padre, quando este ministrava o sermão numa emissora de rádio. "Eu queria engravidar de novo, já tinha um filho, e não conseguia", relata. "Um dia ele falou e senti que foi pra mim: 'tem uma mulher ouvindo que está doida pra ser mãe de novo, ela vai conseguir. Quando fiz o exame, estava grávida. É uma benção de Deus", celebra.

*Bruno Caniato é estudante do 10º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Milhares de fi?is fazem fila para encontro com padre Marcelo Rossi em JF