Trabalhadores dos Correios entram em greve em JF
Os trabalhadores dos Correios de Juiz de Fora entraram em greve, por tempo indeterminado, nesta terça-feira, 19 de setembro. A paralisação teve adesão de quase todos os 31 sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Apenas os estados do Acre, Rondônia e Roraima ainda não pararam. No município, a assembleia geral reuniu os funcionários na terça, às 18h30, quando a maioria votou pela deflagração da greve.
Conforme o diretor de finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Comunicação Postal, Telegráfica e Similares de Juiz de Fora e Região (Sintect/JFA), Alan Marques, a categoria tenta negociar um reajuste salarial de 8%, além de pedir aumento de 10% no ticket alimentação. “Também lutamos para que o patronal não retire cláusulas sociais do acordo coletivo. Eles ainda não apresentaram nenhuma contra proposta. Agora o comando de negociação aguarda novo agendamento de reunião para caminhar com as negociações em Brasília”, explica. As negociações já duram mais de 40 dias.
O sindicato ainda não contabilizou o percentual de adesão em Juiz de Fora, do total de 350 funcionários associados, mas afirma que o setor operacional teve maior número de paralisações, o que pode causar atraso na entrega das correspondências.
Além da negociação salarial, os funcionários também reclamam do fechamento de agências, o que dificulta os serviços postais e bancários, ameaças de demissão, corte em investimentos, suspensão de férias, entre outras questões. A Federação ainda demanda novos concursos para a reposição de funcionários que se aposentaram. A última seleção para empresa ocorreu em 2011.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!