Quinta-feira, 23 de abril de 2009, atualizada ?s 12h20

Pol?cia Civil colhe depoimento de pessoas lesadas por fechamento de autoescola


Patr?cia Rossini
*Colabora??o

O titular da 7? Delegacia Distrital, Rodrigo Rolli, deu continuidade, na manh? desta quinta-feira, 24 de abril, ? investiga??o a respeito do fechamento do Centro de Forma??o de Condutores Central. Oito v?timas j? foram ouvidas e, de acordo com o delegado, todas alegaram que n?o foram avisadas sobre o encerramento das atividades da autoescola.

Conforme Rolli, a expectativa ? de que o propriet?rio do CFC Central preste esclarecimentos ainda nesta semana. "Enviei um of?cio ao Detran e outro ? Junta Comercial para obter o endere?o do propriet?rio e enviar a intima??o. Pretendo marcar o depoimento dele para esta sexta-feira, dia 24." Outras pessoas tamb?m ser?o ouvidas pelo delegado.

Uma v?tima que n?o quis ser identificada afirma n?o ter sido ressarcida das taxas pagas ao Detran para realiza??o dos exames. Segundo ela, as pessoas que pagaram o pacote de aulas tamb?m n?o receberam o dinheiro de volta.

A alega??o ? confirmada pelo delegado. "Quem foi ? autoescola conta que a porta estava fechada e que uma pessoa informava o fechamento aos clientes. Ela teria dito que n?o haveria a devolu??o do dinheiro." Diante das reclama?es, Rolli instaurou um inqu?rito para apurar o poss?vel crime de estelionato.

Alvar? vencido

O delegado de tr?nsito, Hermes Machado da Fonseca, diz ter notificado o propriet?rio no dia 15 de abril sobre o vencimento do alvar? de funcionamento. "A partir da notifica??o, a autoescola foi proibida de realizar as atividades devido ? falta do alvar?. A autoriza??o ? renovada anualmente e, em 2009, valem as novas regras da portaria do Detran.".

Segundo o delegado, a dica para prevenir esse tipo de transtorno ? conferir no site do Detran a lista de Centros de Forma??o credenciados antes de fazer a matr?cula.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes