Moradores criam horta comunitária em parceria com empresa próximo a ferrovia em Benfica

O projeto não tem fins lucrativos e os participantes são voluntários

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
19/10/2018

Pensando em resolver o problema de acumulo de lixo e entulho nas margens da ferrovia, no bairro Benfica, o morador José Maria Tomaz idealizou um projeto de horta comunitária na faixa de domínio da linha férrea, que tem como responsável a MRS Logística. Ele conta que procurou a empresa e a Associação dos Moradores do Bairro para pensar na ação com o objetivo principal de inibir o descarte irregular de lixo na ferrovia da região.

“Conversando com a MRS pensamos: por que não construirmos uma horta comunitária ao lado da linha? Eu acho que, quando ela estiver pronta, o pessoal não vai jogar lixo em respeito ao nosso trabalho e para conservar a vizinhança bonita. Hoje muita gente ainda joga lixo. No dia seguinte ao que a MRS fez a limpeza aqui para começarmos o nosso serviço, eu vi uma pessoa jogando um pedaço de madeira e a gente mesmo limpou. Logo depois, um carroceiro tentou jogar entulho aqui e nós impedimos”, relata José Maria.

O projeto não tem fins lucrativos e os participantes são voluntários.

“É um sistema em que todos ganham. A ideia inicial é a de que os produtos sejam doados para escolas, creches e instituições de caridade da região e que os estudantes locais participem de ações educativas na horta através das instituições de ensino. Esperamos que, com essa iniciativa, os moradores locais usufruam de um ambiente mais limpo e sem vetores de doenças. Os próprios moradores terão interesse em cuidar desse espaço”, prevê Tathiane Miranda, analista de Relações Institucionais da MRS para a região.

Além de ceder parte da faixa de domínio da ferrovia para o plantio da horta comunitária, a MRS custeou todos os gastos para o cercamento da área, vedando a ferrovia por meio de telas de arame.

ACESSA.com - Moradores criam horta comunit?ria em parceria com empresa pr?ximo a ferrovia