Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018, atualizada às 13h54

Paróquias de JF e do interior sediam cantatas e autos de Natal

Da redação

O período que antecede o Natal é cercado de muita preparação e expectativa. Além da tradicional novena realizada pelos fiéis em paróquias, comunidades e casas, os dias que precedem o nascimento de Jesus é marcado por diversas manifestações artísticas, como cantatas e autos natalinos.

O Concerto Arquidiocesano de Natal está marcado para o dia 21 de dezembro, às 20h, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. O Coral Benedictus será o responsável por abrilhantar a noite.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, paróquias e outros grupos também farão apresentações. Em todas elas, a entrada será gratuita. Confira:

Grupo Semana Santa se apresenta em Santa Terezinha e Humaitá

O Grupo Semana Santa, pertencente à Paróquia Santa Luzia, fará duas apresentações de seu “Auto de Natal”. Assim como nos anos anteriores, o grupo contará a história do nascimento de Jesus utilizando-se de elementos da cultura regional mineira. A primeira a receber o espetáculo será a Paróquia Santa Teresinha, localizada no bairro homônimo, em Juiz de Fora. A exibição está marcada para este sábado, 15 de dezembro, às 20h, na Matriz. O endereço é Av. Rui Barbosa, s/nº - Santa Terezinha.

No dia 23, às 19h, o Grupo Semana Santa se apresenta na comunidade Santa Maria Eterna, no Distrito de Humaitá. O endereço é Rua Antônio Jacinto de Oliveira, 428.

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória

Na Igreja da Glória, o final de semana contará com uma rica programação. No sábado, haverá a Vigília do Advento, das 22h às 6h e, no domingo, 16, após a missa das 19h, será realizado o Concerto de Natal do Pró Música. Em virtude do espetáculo, a missa será antecipada em meia hora. O endereço é Avenida dos Andradas, 855 – Morro da Glória

Paróquia São Sebastião – Santos Dumont/MG

Em Santos Dumont (MG), na Igreja São Sebastião, haverá uma Cantata de Natal após a missa das 19h, no domingo, 16. Além disso, a comunidade arrecadará, na ocasião, doações para o Lar São Miguel. São pedidos materiais de limpeza e café. A Matriz fica na Rua Quinze de Fevereiro, 1610 – Bairro São Sebastião.

Paróquia Sant’Ana – Vila Ideal

Nesta paróquia, a Cantata de Natal está marcada para o dia 23 de dezembro, às 20h, na Matriz. O tema da apresentação será “O sim de Maria tornou possível nosso sim!”. O endereço é Rua Afonso Celso, 95 – Vila Ideal.

Paróquia Santo Antônio – Olaria/MG

Também no dia 23 de dezembro, o município de Olaria (MG) sediará uma Cantata de Natal. A apresentação, protagonizada pela Banda Nova Aurora, será às 20h30, na Praça 1º de Março.

Arautos do Evangelho

Os Arautos do Evangelho de Juiz de Fora já deram início às Cantatas de Natal. As primeiras a receberem apresentações foram as paróquias São Mateus, no bairro homônimo, e Santa Rita de Cássia, do Bonfim. Nos próximos dias, outras quatro comunidades do município receberão os religiosos. Em todas elas, os concertos natalinos ocorrerão após as missas. As músicas serão variadas, de diferentes países. A novidade deste ano é uma narração infantil durante a cantata e o desenvolvimento, pelos próprios jovens, da apresentação. Eles compõem o coro, e a orquestra que os acompanha é formada de arautos veteranos e alunos.

Em 16 de dezembro, haverá um concerto especial na Casa Religiosa dos Arautos, localizada no Bairro Bosque do Imperador. No dia seguinte, a apresentação será na Obra dos Pequeninos de Jesus, após celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

O objetivo é propagar cada vez mais o espírito natalino e resgatar o verdadeiro sentido do Natal, além de incentivar as pessoas a rezarem pedindo a intercessão da Sagrada Família.

Confira os dias das próximas apresentações

Dia 14 de Dezembro – Sexta-feira
19h – Capela Nossa Senhora das Graças (Nossa Senhora das Graças)
*Rua Aníbal Alves, 163 – Nossa Senhora das Graças

Dia 15 de Dezembro – Sábado
19h30 – Capela Nossa Senhora de Fátima
*Rua Paulo Garcia, 613 – Bairro Jardim de Fátima (próximo a Benfica)

Dia 16 de Dezembro – Domingo
17h – Casa Religiosa dos Arautos
*Alameda Santo Antônio, 200 – Bosque do Imperador

Dia 17 de Dezembro – Segunda-feira
7h – Obra dos Pequeninos de Jesus
*Rua 31 de maio, 56 – Bairro Ladeira

Dia 23 de Dezembro – Domingo
9h – Igreja Santa Teresinha
*Av. Rui Barbosa, s/nº – Santa Terezinha

Dia 30 de dezembro – Domingo
8h – Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino)
*Av. Juscelino Kubitschek, 790 – Francisco Bernardino