Pequenas atitudes que podem ajudar o planeta 

Nome do Colunista Thalita Delgado 16/07/2018

Caros internautas, será um prazer dividir com vocês um pouco desse mundo que tanto se fala e parece muito distante da gente. Mas que na verdade pode começar a fazer parte do nosso cotidiano com pequenas atitudes.

Ter uma vida mais sustentável não significa ser radical ou parar de consumir. Em geral, você pode ter atitudes simples, como optar por produtos mais duráveis, verificar a procedência e também pensar qual vai ser o impacto ao meio ambiente quando você for descarta-lo.

Se pensar deste modo, vai perceber que com pequenos atos é possível contribuir com o planeta e continuar fazendo tudo que já faz.

Por exemplo, nós mulheres sempre usamos maquiagem, tônicos ou máscaras de tratamento para o rosto. Toda vez que precisamos retira-lo, utilizamos o bom e velho algodão. Mas já parou para pensar quantas bolinhas de algodão você precisa para tirar uma maquiagem? E que depois de jogar no lixo, elas vão para o aterro sanitário?

Agora, imagina: se você usa maquiagem todos os dias, são muitas bolinhas de algodão indo para o lixo. Mas você pode evitar isso de uma forma simples.

É possível substituí-lo por disquinhos de crochê, chamados de 'Eco Pads'  - feitos à mão e com linha 100% de algodão, que não machuca a pele, são macios, fáceis de guardar e lavar.

Eles são usados da mesma forma que usamos o algodão, mas com a diferença que eles não são jogados fora. Depois que você acabar de tirar sua maquiagem ou passar seu tônico, basta coloca-los debaixo de água corrente e esfregar bem com as mãos. A peça pode ser lavada com um sabão de coco ou até mesmo na hora do banho com o sabonete. Em seguida basta deixar secar e logo eles estarão pronto para serem usados de novo.

Essa é uma opção que vai durar por muitos anos e ajuda o planeta a ser um lugar melhor. Além do que, você ainda adquiri um produto que será só seu, feito totalmente à mão por uma artesã e ajuda a conserva a cultura do artesanato. Ou seja, você estará ajudando em dobro.

Caso queira aprender uma nova técnica e fazer seu próprio 'Eco Pads', basta digitar no Youtube 'discos de crochê' que vai encontrar vários tutoriais fáceis e simples. Ou, pode encomendar de uma das artesãs da sua cidade. Mas, lembre-se, a linha tem que ser 100% de algodão.

ACESSA.com - Pequenas atitudes que podem ajudar o planeta