Sexta-feira, 1 de março de 2013, atualizada às 14h

PM prende cinco pessoas envolvidas no tráfico de animais. Quarenta e dois pássaros são apreendidos


Da Redação
Material apreendido

Vinte e um policiais da 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário (4ª Cia Ind MAT) desmantelaram, na manhã desta sexta-feira, 1º de março, uma quadrilha de Juiz de Fora envolvida com tráfico de animais. Nove viaturas foram empregadas na operação.

Durante a operação, os militares prenderam cinco homens e apreenderam 42 pássaros da fauna silvestre brasileira. "Através de denúncias anônimas, conseguimos fazer os levantamentos que nos levaram até os suspeitos, os quais traficavam os animais não só para cidades de Minas Gerais, como também para outros estados do país," explica o comandante da 4ªCia PM Ind Mat, tenente-coronel Renato Sampaio Preste.

Além disso, os militares apreenderam 39 gaiolas, dois gaiolões, dois anilhadores, dois transportadores e um viveiro, além de 242 mídias piratas, entre CD´s e DVD´s. "A ação faz parte da Operação Região Segura, que estamos desenvolvendo não só em Juiz de Fora, como em diversos municípios da nossa jurisdição." Entre os bairros de Juiz de Fora visitados durante a ação dos policiais estão Barbosa Lage, Retiro, Monte Castelo e Cruzeiro do Sul.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Preste, os homens foram encaminhados para a delegacia de Santa Terezinha. Já os pássaros serão encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "Sabemos que a multa referente a cada pássaro é de R$ 500. Isso se ele não estiver na lista de animais em extinção. Com isso, podemos afirmar que, além das prisões e apreensões, as multas irão totalizar um mínimo de R$ 20.500."

ACESSA.com - PM prende cinco pessoas envolvidas no tr?fico de animais