Rua Braz Bernardino Com?rcio intenso, grande fluxo de pessoas, seguran?a e um certo clima provinciano s?o a cara dessa rua


Marinella Souza
*Colabora??o
21/02/2008

Pessoas andando para l? e para c?, buzina anunciando um tr?nsito confuso, sal?es de cabeleireiro espalhados por toda a rua, estacionamentos, um shopping center, pr?dios residenciais, um curso de ingl?s, um ?rg?o acad?mico e toda a sorte de com?rcio, de frutas e verduras a vestidos de noiva e roupas de festa passando por lanchonetes e lojas de roupas ?ntimas.

Esse cen?rio parece ca?tico, n?o ? mesmo? Mas n?o ?. Acredite ou n?o, a rua Braz Bernardino ? um lugar seguro e tranq?ilo de se viver e trabalhar. Pelo menos ? o que asseguram os comerciantes e moradores que comp?em esse visual moderno, barulhento e com certo toque de provincianismo.

Trabalhando na rua h? 35 anos, Hernandes Raimundo da Gama garante que a Braz ? uma excelente localiza??o comercial. Segundo o comerciante, com o tempo a rua s? fez melhorar.

"Hoje a rua ? muito mais movimentada do que quando cheguei aqui, isso ? muito melhor para o com?rcio. E apesar de ter aumentado o fluxo de pessoas, em termos de seguran?a, continua do mesmo jeito. O local ? muito tranq?ilo", comenta.

Para o presidente da Sociedade de Medicina, Jairo Ant?nio Silv?rio, o com?rcio no entorno do estabelecimento que administra s?o o ponto forte da Braz Bernardino. "Os restaurantes, os estacionamentos, tudo favorece porque realizamos uma s?rie de eventos aqui", conta.

Foto da rua Braz Bernardino Foto da rua Braz Bernardino Foto da rua Braz Bernardino

Morando h? seis anos na Braz, o jornalista Gildo Jr. n?o v? muitos aspectos negativos na rua. "Quando eu vim para c? queria um local de f?cil acesso, que fosse pr?ximo a faculdade, ao trabalho, onde eu pudesse resolver tudo sem precisar de autom?vel. A Braz responde a tudo isso e tem um car?ter provinciano, as pessoas se conhecem, se respeitam. Isso ? bem legal", comenta.

Segundo o comerciante Ronald Santhiago, a rua ? um excelente ponto para o com?rcio. "Isso aqui ? um verdadeiro shopping a c?u aberto, ? um enorme complexo de lojas", acredita.

Santhiago ? propriet?rio de uma loja no shopping na rua h? 15 anos e conta que apostou no local pelas facilidades que a rua oferece. "O estacionamento, a tranq?ilidade e o grande fluxo de pessoas s?o ?timos para o neg?cio".

Mudan?a no tr?nsito

H? uma pol?mica em torno da mudan?a no tr?nsito da regi?o. H? alguns anos mudou-se a dire??o da rua, que agora sai na rua Batista de Oliveira. Para alguns, a mudan?a foi positiva, para outros, nem tanto.

Hernandes, por exemplo, acredita que a altera??o provocou um aumento muito grande do fluxo de ve?culos e isso acaba prejudicando um pouco. "? complicado, a rua fica tumultuada, muito barulho".

Foto da rua Braz Bernardino Foto da rua Braz Bernardino Foto da rua Braz Bernardino

Para Gildo, o barulho do tr?nsito tamb?m ? considerado inconveniente. "Se voc? quiser dormir at? mais tarde num fim de semana, por exemplo, fica imposs?vel com o buzina?o provocado pelos engarrafamentos", lamenta.

Apesar disso, Gildo v? na seguran?a o grande atrativo do logradouro. "Todos os pr?dios t?m porteiros 24 horas e a equipe de seguran?a do shopping tamb?m ? muito boa. J? aconteceu de uma pessoa ser assaltada no in?cio da rua e o ladr?o n?o chegar ao fim dela sem ser pego. O pr?prio com?rcio se auto-defende", diz.

Jairo acredita que o fluxo de carros prejudica, mas n?o v? nisso um grande problema. "Realmente o tr?nsito fica dif?cil ?s vezes, mas ? o progresso e temos que respeitar isso".

Foto da rua Braz Bernardino Foto da rua Braz Bernardino Foto da rua Braz Bernardino

Ronald v? na altera??o um ponto forte para o seu neg?cio. "Desde que mudou a m?o do tr?nsito o com?rcio, de forma geral, sentiu uma melhoria muito grande. Mais tr?nsito s?o mais pessoas circulando", defende.

A pol?mica do col?gio Magister

Tradicional na cidade, o Col?gio Magister era uma ponto de refer?ncia da Braz Bernardino. Depois de longo processo, a escola foi demolida deixando saudade para moradores e ex-alunos. Mas, nem todo mundo sente saudade.

Santhiago acredita que a demoli??o do col?gio trouxe mais tranq?ilidade para os comerciantes. "? chato falar isso, mas os adolescentes sa?am da aula e vinham para c? fazer bagun?a, era desagrad?vel porque esse n?o ? o p?blico alvo do shopping" .

Foto da rua Braz Bernardino Foto da rua Braz Bernardino Foto da rua Braz Bernardino

Al?m disso, o comerciante acredita que o novo empreendimento a ser instalado no terreno s? trar? benef?cios para o com?rcio local. "Novos empreendimentos atraem mais pessoas e quanto mais pessoas, melhor para a gente".

Para Gildo, a situa??o ? um pouco diferente. Ex-aluno da escola, o rapaz n?o tem grandes v?nculos emocionais em rela??o ao espa?o f?sico, mas considera uma grande perda o fato de o col?gio ter sa?do da rua.

"Eu acompanhei todo o processo de perto, lutei para que o col?gio permanecesse no pr?dio porque era tradicional. N?o teve nenhum impacto emocional, n?o. As pessoas sentem falta do col?gio, das ?rvores etc., mas ? uma quest?o de adapta??o. Juiz de Fora est? passando por uma transforma??o muito grande"

Quem leva o nome da rua?

Braz Bernardino Loureiro Tavares era uma advogado sergipano. Foi Juiz de Direito da 1? Vara entre 1894 a 1921, quando se aposentou e foi para o Rio de Janeiro, falecendo no mesmo ano. Entre 1987 e 1919, Braz Bernardino foi provedor da Santa Casa de Miseric?rdia.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.