Terça-feira, 13 de outubro de 2009, atualizada às 18h24

Supram analisa alteração no projeto para construção da estrada que ligará BR-040 a MG-353

Clecius Campos
Repórter

A alteração no projeto para construção da estrada que ligará a BR-040 à MG-353, facilitando o acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, está sendo analisada pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) da Zona da Mata. De acordo com o superintendente Danilo Vieira Júnior, o parecer deve estar pronto em 30 dias. "A intenção é apresentar o resultado da análise na próxima reunião do Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), em 27 de novembro."

O projeto, inicialmente estimado em R$ 40 milhões, precisou passar por uma alteração, a pedido do Copam, que não permitiu passagem da via pela Represa de João Penido. "O conselho entendeu que é possível utilizar uma estrada já existente e assim não colocar em risco a qualidade do manancial." De acordo com a assessoria de comunicação do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o órgão aguarda manifestação sobre o licenciamento para definir novo cronograma das obras.

Em novembro de 2008, a empresa responsável pela implantação e pavimentação do trecho foi nomeada por meio de licitação. O projeto inicial previa estrada com 13,8 quilômetros de extensão e faixa de rolamento de sete metros de largura, sendo 3,5 metros para cada uma das pistas. A construção de um viaduto com comprimento total de 41 metros e 16,7 metros de largura era esperada. Na época, a previsão era de que as obras fossem concluídas em 720 dias.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes