Pelo menos 15 mil litros de óleo são reaproveitados por mêsEm Juiz de Fora, além da empresa especializada em beneficiamento de óleo usado, a transformação artesanal do produto ajuda a reduzir a poluição

Clecius Campos
Repórter
6/11/2009

Pelo menos 15 mil litros de óleos vegetais e animais usados deixam de ser eliminados na rede de esgoto de Juiz de Fora por mês. Desde 2007, uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos com destinação dificultosa realiza o processo de pré-depuração de óleos na cidade. Ao número soma-se ainda a transformação artesanal do produto feita por particulares.

A demanda foi aumentada com o início de uma campanha do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan), que passou a fazer a coleta de óleo vegetal utilizado domesticamente. De acordo com o gerente operacional da empresa, Alessandro Massimo (vídeo), óleos vegetais, gordura hidrogenada de palma, gordura hidrogenada animal e gordura animal podem ser reutilizados como subproduto para fabricação de sabão em pasta, massa para fixação de vidros, ração animal e até biodiesel.

"Um litro de óleo é suficiente para contaminar um milhão de litros de água. Em contato com a água salgada, o produto reage quimicamente e libera gás metano, também poluente. Além dos benefícios diretos, o produto pode ser usado como biodiesel, que é 40% menos poluente que os outros combustíveis minerais." Massimo lembra ainda que o reaproveitamento gera economia aos cofres públicos que economizam no tratamento dos mananciais.

Entenda o processo de beneficiamento de óleo

Para serem reaproveitados, os óleos vegetais são separados das gorduras de origem animal e aquecidos até que os resíduos de frituras possam ser peneirados. Depois da primeira filtragem, o óleo é novamente aquecido e passa por uma tela ainda mais fina, a fim de que as últimas impurezas sejam eliminadas. "Esta é uma filtragem inicial para tirar os restos de comida que vêm junto com o óleo das padarias, mercados e residências."

Uma bomba leva o óleo previamente filtrado para um tanque onde fica reservado por dez dias. Neste intervalo, o produto é aquecido à temperatura de 80º C por três vezes. "O aquecimento reduz a acidez do produto, ajuda o restante dos resíduos a serem decantados e elimina a água que possa haver no óleo." Após esse período, uma bomba retira os últimos resíduos decantados no tanque. O óleo pré-depurado é bombeado para um caminhão-tanque e levado às empresas para fabricação de sabão. A água eliminada passa por um processo de filtragem e é utilizada para lavar o galpão da empresa.

"Aproveitamos quase tudo. Até os galões nos quais recolhemos os óleos e gorduras residuais (OGR) já foram utilizados para carregamento de produtos alimentícios. O único elemento a ser jogado fora é a borra de OGR, mensalmente descartada no Aterro Sanitário, segundo autorização do município. A borra precisa ser enterrada, pois sua queima também libera gás metano."

Foto do óleo sendo aquecido Foto do óleo sendo peneirado Foto de borra de óleo
Óleo beneficiado é preferido na fabricação de sabão

De acordo com Massimo, o óleo beneficiado é preferido para a fabricação de sabão em pasta por ser mais barato que o novo e por não conter glicerina. "A glicerina contida em óleos novos é usada para a indústria cosmética e precisa ser separada na fabricação de produtos de limpeza."

Segundo Massimo, os óleos beneficiados só não são mais bem aproveitados como biocombustíveis por não serem tão homogêneos como os óleos novos. "As refinadoras precisariam separar cada produto para que o rendimento fosse o desejado. No entanto, se fosse de fato implementado, o uso dos óleos saturados poderia ainda evitar que óleos novos, comumente usados como alimento, fossem queimados como combustíveis."

As gorduras animais também podem ser reaproveitadas e passam pelo mesmo processo. Elas precisam ser separadas porque é prioridade para a fabricação de ração animal. "As gorduras animais têm mais proteínas e por isso são mais nutritivas que os óleos vegetais."

Massimo afirma que qualquer empresa que queira reaproveitar o óleo pode procurar a indústria. O óleo usado é trocado por produtos de limpeza a base de óleo vegetal ou óleos novos na proporção de 7%. "A dona de casa que quiser eliminar o produto de forma mais ecológica pode procurar as padarias e mercados conveniados. A logística para a coleta do material de casa em casa é inviável."

Processo simplificado

Ilustração do processo

Os textos são revisados por Madalena Fernandes