Em ?poca de f?rias, ? melhor ficar esperto com as viagens


Com a aproxima??o do fim do ano h? um grande aumento na procura pelos pacotes de viagens das ag?ncias de turismo. ? nessa ?poca que os pais planejam suas f?rias, para que possam viajar com seus filhos. Mas, para que a t?o sonhada viagem n?o vire um pesadelo, ? preciso ter alguns cuidados:

No caso de compra de pacote tur?stico, ? fundamental pesquisar os pre?os, as formas de pagamento e aquilo que ? oferecido em cada pacote pelas empresas. Esse tipo de avalia??o traz uma economia consider?vel, j? que os valores mudam de uma ag?ncia para outra.

Segundo os ?rg?os de Defesa do Consumidor, os problemas ocorridos durante a viagem devem ser comunicados ? empresa respons?vel. De prefer?ncia, registrados por meio de fotos ou v?deos.

Se a ag?ncia cancelar a viagem, ela tem a obriga??o de devolver todos os valores pagos corrigidos ao cliente. Se ? o consumidor que solicita o cancelamento, ele deve fazer o comunicado por escrito, com maior anteced?ncia poss?vel.

De acordo com a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), o agente de turismo poder? reter percentuais proporcionais ao prazo em que a empresa foi informada da desist?ncia. Para cancelamento com mais de 30 dias da exercus?o, a multa ? de 10% do valor da viagem; entre 30 e 21 dias, 20%; menos de 21 dias, percentuais superiores correspondentes a gastos comprovados pela ag?ncia.

O C?digo de Defesa do Consumir determina que se o passeio n?o transcorrer conforme o combinado, o cliente dever? ter os preju?zos reparados. O prazo para reclamar, de acordo com o C?digo, ? de 30 dias ap?s o t?rmino da viagem. Para maior seguran?a, deve ser feita por escrito com c?pia protocolada.

Reclama?es procure o Procon de Juiz de Fora
Hor?rio de funcionamento: De segunda a sexta de 9h ?s 17h

Procon (Centro)
Procon (Zona Norte)
Avenida Get?lio Vargas, 200
Centro - Juiz de Fora - MG
CEP 36010-110
Telefones: 3690-7005 ou
3690-7006
Avenida Presidente Juscelino Kubtschek, 5351
Nova Era - Juiz de Fora - MG
CEP 36.087.000
Telefone: 3690-7924