Volta ?s aulas - como economizar no material escolar

No "ranking" das despesas familiares, os gastos com educa??o s? ficam atr?s das temidas presta?es da casa pr?pria e de financiamentos de autom?vel.

Com tamanho peso no or?amento, os gastos com educa??o precisam ser bem planejados. Anote as dicas para evitar entrar no vermelho com as despesas de educa??o

O primeiro passo ? pesquisar pre?os. Quem pesquisa e coloca tudo na ponta do l?pis, no final, faz mais economia. O ideal ? que o consumidor verifique o pre?o da lista completa em v?rias lojas antes de efetuar a compra. Se compensar, o consumidor pode comprar os itens separadamente, seguindo os melhores pre?os.

Mas vale negociar: algumas papelarias oferecem descontos na aquisi??o de todos os materiais da lista no estabelecimento. Vale lembrar que o C?digo de Defesa do Consumidor (CDC) n?o garante a devolu??o do dinheiro, caso o consumidor queira desistir da compra, por ter encontrado um produto mais barato em outra loja. Por isso, pesquisar pre?os ? essencial.

No momento da compra, o consumidor deve analisar a qualidade do produto. Nos cadernos, por exemplo, verifique o n?mero de folhas e se a impress?o de linhas e margens ? vis?vel; nas r?guas, esquadros e compassos, ? bom verificar se a impress?o da escala ? leg?vel; na compra de borrachas, evite as que possuem aromas e formas que possam distrair e dificultar o aprendizado do aluno.

Na compra de produtos para crian?as - como massa de modelar, giz de cera, cola e tintas - os pais devem ficar atentos na composi??o, instru?es e recomenda?es de uso.

De acordo com o C?digo de Defesa do Consumidor, toda informa??o deve ser adequada, clara, com especifica??o correta de quantidade, caracter?sticas, composi??o, qualidade, prazo de validade e pre?o, bem como os riscos que apresentam ? sa?de e seguran?a dos consumidores. No caso de produtos importados, as informa?es devem estar em l?ngua portuguesa.

Comprar de vendedores ambulantes pode n?o ser t?o vantajoso. Embora o pre?o possa ser menor n?o h? emiss?o de nota fiscal e, em caso de problemas, voc? ficar? sem a prote??o do C?digo de Defesa do Consumidor.

Fique atento para n?o escolher produtos muito sofisticados ou com caracter?sticas de brinquedo, pois esses podem distrair a crian?a e prejudicar seu desempenho.

Escolha a borracha apropriada para apagar l?pis ou canetas. Cuidado com as borrachas coloridas, de formatos diferentes e com aromas, que podem desde induzir a crian?a pequena a ingeri-las, podem distra?-las ou conduzi-las a outros h?bitos prejudiciais.

Exija sempre a nota fiscal, t?quete do caixa ou cupom do ponto de venda (CPV) qualquer que seja o item adquirido - documentos fundamentais em caso da necessidade de efetuar uma reclama??o.

Fonte: Site Proteste e Ag?ncia Procon de Juiz de Fora

Reclama?es procure o Procon de Juiz de Fora
Hor?rio de funcionamento: De segunda a sexta de 9h ?s 17h

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156