Livro resgata vida de Josino Arag?o Biografia escrita pelo jornalista Ailton Alves ? enriquecida por depoimentos de personalidades de Juiz de Fora e tamb?m por amigos do empres?rio


Daniele Gruppi
Rep?rter
24/07/2008

H? pouco menos de um ano, Juiz de Fora perdia um empres?rio de sucesso. Josino Arag?o se destacou pelos empreendimentos os quais comandava na ?rea de comunica??o, educa??o e tamb?m na ?rea de lazer e entretenimento. A hist?ria do empres?rio pode ser conferida no livro O professor - Biografia de Josino Arag?o.

Convidado pela fam?lia para resgatar a vida de Arag?o, o jornalista Ailton Alves aceitou o desafio e ao inv?s de fazer um romance, como era de se esperar, ele assina uma grande reportagem.

A biografia ? ainda enriquecida por uma s?rie de depoimentos de nomes de peso em Juiz de Fora, al?m de amigos do empres?rio. ? no ?ltimo cap?tulo, Josino, pelos amigos, que Itamar Franco, Cust?dio Mattos, Carlos Alberto Bejani, Tarc?sio Delgado, Mello Reis, C?sar Romero, Clodesmidt Riani, Geraldo Magella, Juracy Neves, Omar Peres, Wilson Cid, dentre outros, falam sobre o empres?rio.

Foto de Josino Arag?o com Itamar Franco Alves realizou tamb?m outras entrevistas para poder tra?ar a hist?ria de Arag?o. O jornalista afirma ter encontrado dificuldades para escrever o livro, j? que o empres?rio n?o deixou nenhuma anota??o em agenda e tamb?m n?o tinha entrevistas gravadas.

Para Alves, Arag?o conseguia conjugar o empreendedorismo com generosidade. "Ele usava o cora??o em vez da raz?o. Ajudou muita gente. Tr?s amigos do empres?rio o definiram como um homem dentro de um cora??o".

Segundo o autor, a li??o do livro e de Arag?o ? de que s? se consegue realizar os sonhos com o trabalho. "Josino nunca tirou f?rias. Ele dava muito valor ao trabalho." Alves conta que apesar da trajet?ria de sucesso, Josino nunca esqueceu suas origens. "No local onde trabalhava guardava uma balan?a que usava quando vendia ling?i?a. O objeto j? estava enferrujado pelo tempo, mas ele mostrava com orgulho. O professor nunca ostentou as dezenas de medalhas e condecora?es que recebeu. O que ele gostava mesmo era de contar sobre os amigos que cultivou, os alunos que formou e os funcion?rios que teve".

Hist?ria de sucesso

Foto de Josino Arag?o Josino Arag?o nasceu em Juiz de Fora no dia 29 de julho, de 1943. Ele come?ou a vida vendendo pirulitos. Foi engraxate, gar?om e camel?. Aos 19 anos, fundou o curso Pr?-Universit?rio Baependy, que funcionava em duas salas no edif?cio Baependy. Em 1968, fundou o Col?gio Pio XII em uma antiga casa da Rua Esp?rito Santo.

Ele investiu tamb?m no ramo da Comunica??o. Em 1980, criou a Funda??o Educativa Pio XII de Radiodifus?o (que abrigava a retransmissora da TVE). Tr?s anos depois adquiriu a R?dio Nova Cidade, uma emissora AM, que inovou na programa??o e bateu ?ndices de audi?ncia em Juiz de Fora. Mas n?o esqueceu da ?rea de educa??o. Em 1987, Arag?o fundou o Col?gio Jo?o Paulo.

Foi o respons?vel pela TV Tiradentes, canal 10. A TV Educativa, canal 12, e a R?dio Pio XII tamb?m foram investimentos do empres?rio. Em 1994, fundou o jornal Di?rio Regional e no ano seguinte foi a vez da r?dio Juiz de Fora AM-910.

Ele apostou ainda na ?rea de lazer e entretenimento, com a cria??o do Mariano Hall, um dos mais recentes investimentos. Ele foi casado legalmente com Jane Arag?o, com que teve tr?s filhos: Ericsson, Josane e Fl?via.

O autor

Ailton Alves ? formado em Comunica??o Social pela UFJF. Trabalhou com Josino Arag?o no Di?rio Regional (em dois tempos) e na TVE. Atuou tamb?m na R?dio Manchester, Jornal dos Sports-JF e Tribuna de Minas.

Al?m do livro "O professor - Biografia de Josino Arag?o", publicou as biografias "Meus Sonhos S?o Bastante Razo?veis" (2003) e "Cidad?o do Mundo" (2006), e o livro de cr?nicas "A Saga dos Carij?s" (2004).

O jornalista prepara para continuar a trilogia sobre futebol. "'A Saga dos Carij?s ? apenas o primeiro volume, pretendo lan?ar ainda 'Her?is e bandidos' e 'Escrete na cabe?a e a cruz de malta no cora??o'". Atualmente, ele ? colaborador do portal ACESSA.com.

O livro O professor - Biografia de Josino Arag?o ser? lan?ado na ter?a-feira, dia 29 de julho, ?s 17h, no CCBM. Nesta data, Arag?o estaria completando 65 anos.