• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Livro resgata vida de Josino Aragão Biografia escrita pelo jornalista Ailton Alves é enriquecida por depoimentos de personalidades de Juiz de Fora e também por amigos do empresário


    Daniele Gruppi
    Repórter
    24/07/2008

    Há pouco menos de um ano, Juiz de Fora perdia um empresário de sucesso. Josino Aragão se destacou pelos empreendimentos os quais comandava na área de comunicação, educação e também na área de lazer e entretenimento. A história do empresário pode ser conferida no livro O professor - Biografia de Josino Aragão.

    Convidado pela família para resgatar a vida de Aragão, o jornalista Ailton Alves aceitou o desafio e ao invés de fazer um romance, como era de se esperar, ele assina uma grande reportagem.

    A biografia é ainda enriquecida por uma série de depoimentos de nomes de peso em Juiz de Fora, além de amigos do empresário. É no último capítulo, Josino, pelos amigos, que Itamar Franco, Custódio Mattos, Carlos Alberto Bejani, Tarcísio Delgado, Mello Reis, César Romero, Clodesmidt Riani, Geraldo Magella, Juracy Neves, Omar Peres, Wilson Cid, dentre outros, falam sobre o empresário.

    Foto de Josino Aragão com Itamar Franco Alves realizou também outras entrevistas para poder traçar a história de Aragão. O jornalista afirma ter encontrado dificuldades para escrever o livro, já que o empresário não deixou nenhuma anotação em agenda e também não tinha entrevistas gravadas.

    Para Alves, Aragão conseguia conjugar o empreendedorismo com generosidade. "Ele usava o coração em vez da razão. Ajudou muita gente. Três amigos do empresário o definiram como um homem dentro de um coração".

    Segundo o autor, a lição do livro e de Aragão é de que só se consegue realizar os sonhos com o trabalho. "Josino nunca tirou férias. Ele dava muito valor ao trabalho." Alves conta que apesar da trajetória de sucesso, Josino nunca esqueceu suas origens. "No local onde trabalhava guardava uma balança que usava quando vendia lingüiça. O objeto já estava enferrujado pelo tempo, mas ele mostrava com orgulho. O professor nunca ostentou as dezenas de medalhas e condecorações que recebeu. O que ele gostava mesmo era de contar sobre os amigos que cultivou, os alunos que formou e os funcionários que teve".

    História de sucesso

    Foto de Josino Aragão Josino Aragão nasceu em Juiz de Fora no dia 29 de julho, de 1943. Ele começou a vida vendendo pirulitos. Foi engraxate, garçom e camelô. Aos 19 anos, fundou o curso Pré-Universitário Baependy, que funcionava em duas salas no edifício Baependy. Em 1968, fundou o Colégio Pio XII em uma antiga casa da Rua Espírito Santo.

    Ele investiu também no ramo da Comunicação. Em 1980, criou a Fundação Educativa Pio XII de Radiodifusão (que abrigava a retransmissora da TVE). Três anos depois adquiriu a Rádio Nova Cidade, uma emissora AM, que inovou na programação e bateu índices de audiência em Juiz de Fora. Mas não esqueceu da área de educação. Em 1987, Aragão fundou o Colégio João Paulo.

    Foi o responsável pela TV Tiradentes, canal 10. A TV Educativa, canal 12, e a Rádio Pio XII também foram investimentos do empresário. Em 1994, fundou o jornal Diário Regional e no ano seguinte foi a vez da rádio Juiz de Fora AM-910.

    Ele apostou ainda na área de lazer e entretenimento, com a criação do Mariano Hall, um dos mais recentes investimentos. Ele foi casado legalmente com Jane Aragão, com que teve três filhos: Ericsson, Josane e Flávia.

    O autor

    Ailton Alves é formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou com Josino Aragão no Diário Regional (em dois tempos) e na TVE. Atuou também na Rádio Manchester, Jornal dos Sports-JF e Tribuna de Minas.

    Além do livro "O professor - Biografia de Josino Aragão", publicou as biografias "Meus Sonhos São Bastante Razoáveis" (2003) e "Cidadão do Mundo" (2006), e o livro de crônicas "A Saga dos Carijós" (2004).

    O jornalista prepara para continuar a trilogia sobre futebol. "'A Saga dos Carijós é apenas o primeiro volume, pretendo lançar ainda 'Heróis e bandidos' e 'Escrete na cabeça e a cruz de malta no coração'". Atualmente, ele é colaborador do portal ACESSA.com.

    O livro O professor - Biografia de Josino Aragão será lançado na terça-feira, dia 29 de julho, às 17h, no CCBM. Nesta data, Aragão estaria completando 65 anos.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.