• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    10ª Mostra de Cinema de Tiradentes Conheça quem são os cineastas que representam
    Juiz de Fora na décima edição da Mostra

    Renata Cristina
    Repórter
    24/01/2007

    Mais um vez, Juiz de Fora tem fiéis representantes na Mostra de Cinema de Tiradentes e, como não poderia deixar de ser, alguns deles são cineastas.

    Embora haja inúmeros amantes da sétima arte que deixam suas casas em busca do charme e da magia de Tiradentes em tempos de festival, há aqueles que arriscam um novo olhar para os seus trabalhos, em meio às praças e tendas espalhadas pela cidade.

    Um deles é o veterano Rogério Terra (foto abaixo), que teve dois vídeos escolhidos para serem exibidos na Mostra. O primeiro, A Miragem, já é conhecido pelos juizforanos, que tiveram a oportunidade de assistí-lo em meados de 2006, quando o cineasta realizou seu lançamento oficial na cidade (leia a matéria!).

    O curta em animação conta a história de um homem exausto, faminto e sedento, que começa a ter alucinações. No princípio, suas visões reproduzem os objetos de seus desejos mais imediatos, como uma fonte de água límpida e um animal assado. Já com o passar do tempo, as visões vão se tornando mais sofisticadas e absurdas, e o homem começa a ver coisas que para ele não fazem sentido.

    Foto de Rogério Terra O segundo vídeo de Rogério selecionado para a Mostra é Grafite Vermelho Sobre o Sépia, ainda não divulgado, mas já com energia suficiente para enfrentar o crivo do júri de Tiradentes. "Grafite é uma colagem de fotografias do cotidiano e de pessoas emblemáticas do século XX", define Terra. A animação é 100% em formato digital e conta com um ar nostálgico garantido por fotografias de época.

    Para o cineasta, a seleção de dois trabalhos na Mostra reflete sua empatia pelos vídeos. "Eles representam uma linguagem que venho experimentando há muitos anos e que tenho uma afinidade maior. Por esse motivo, acredito que sejam mais expressivos".

    Outro fator positivo apontado por Terra para a sua dupla participação no festival seria o espaço reservado para produções independentes. "Tiradentes privilegia muitos vídeos autorais", enfatiza.

    Foto de Aline Paiva Outra juizforana que entrou na lista da Mostra de Vídeos foi a publicitária Aline Paiva (foto ao lado). Com seu primeiro trabalho autoral, "Influxus", produzido durante uma oficina de cinema no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, a estreiante passou pela seleção de trabalhos experimentais. "O vídeo é uma poesia visual, inspirado em versos de Murilo Mendes", define. A execução foi orientada por Arthur Omar, cineasta, artista-plástico e ensaísta radicado no Rio.

    Embora esta seja a primeira vez de Aline com um vídeo próprio, a publicitária já participou da Mostra de Tiradentes através da produção Arigó, uma animação em 35 mmm. O trabalho, produzido com 42 jovens de escolas públicas do Rio, recebeu o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e foi exibido em diversos Festivais no país e no exterior.

    Foto de Márcio Massacration Se o Festival de Tiradentes está valorizando novos talentos, esta foi a oportunidade certa para uma dupla de estudantes da faculdade de Cinema de JF. Márcio "Massacration" Alves e "Buda" Soares (foto ao lado) dividiram os méritos da seleção do vídeo experimental "Massacration Jackass - O jacaré".

    De acordo com Márcio, o objetivo da dupla era participar da mostra com um vídeo "sério", filmado em uma fazenda próxima a Juiz de Fora. "O making off ficou tão engraçado que resolvemos mandar. Acabou que ele foi selecionado e o outro não", explica.

    A 10ª Mostra de Cinema de Tiradentes vai até o dia 28/01.

    Confira os horários de exibição dos vídeos de JF
    • Massacration Jackass - O jacaré
      Data: 23/01 (terça), às 17h30
    • Grafite Vermelho sobre o Sépia
      Data: 26/01 (sexta), às 17h30
    • Influxus
      Data: 27/01 (sábado), às 17h30
    • A Miragem
      Data: 27/01 (sábado), às 17h30

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.