Escritor convida para embarcar no universo liter?rio Darlan Lula, aos 27 anos, carrega no curr?culo a publica??o de tr?s livros e j? pensa em sua quarta publica??o. O gosto pela literatura surgiu quando era crian?a

Daniele Gruppi
Rep?rter
04/11/2008

Aos 27 anos, o escritor Darlan Lula ? um dos destaques na produ??o liter?ria de Juiz de Fora. Nascido em Itacarambi, veio para JF quando completou seus estudos num col?gio interno nas proximidades de Ouro Preto.

O gosto pela literatura herdou do pai. "Ele me formou como leitor. Leu para mim A Divina Com?dia, de Dante Alighieri, e fiquei fascinado. Passei a me interessar pela leitura e a ler os livros que tinham na biblioteca de casa", comenta.

Da vontade de colocar no papel as id?ias que lhe visitava, come?ou a escrever. Durante a gradua??o em Letras, desenvolveu seus primeiros textos. "Na faculdade tinha contato com um amigo que gostava de poesia e troc?vamos os textos e as experi?ncias."

Em 2002, ano em que se formou, lan?ou de forma independente seu primeiro livro "Pontos, fendas e arestas". Trata-se de uma reuni?o de contos, poesias e cr?nicas do autor. Em 2003, ingressou no mestrado em Teoria da Literatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ?poca em que rascunhou os primeiros registros do seu segundo livro.

Intitulado Viera tarde, a obra foi lan?ada em 2005, pela Lei Murilo Mendes de Incentivo ? Cultura. "Foi a profissionaliza??o da escrita", diz Lula. A narrativa ? constru?da como uma par?dia l?dica, que carrega assuntos, como vida e morte, sucesso e fracasso econ?mico, paix?es, trai?es e ci?mes vorazes e perigosos, antropofagia, suspense, mentalidade provinciana, dentre outros assuntos.

Foto de Darlan escrevendo Viera tarde retrata a hist?ria de um editor de pouco reconhecimento. Ao fazer uma pesquisa hist?rica no cemit?rio, encontra Let?cia que lhe oferece uma boa remunera??o para a publica??o dos livros de Leonardo Viera, tio da mo?a, que n?o chegou a lan?ar nada em vida.

O personagem conhece Carla e Let?cia fica com ci?mes, j? que tamb?m se interessava pelo editor. A narrativa ? interrompida e surge um novo personagem Proteus, que vai explicar quest?es em aberto do livro. Dessa forma, a hist?ria vai se amarrando.

Um dos diferenciais das obras de Lula ? a interliga??o de textos. Tal caracter?stica tamb?m ? encontrada no seu terceiro livro, Desvios, lan?ado recentemente.

Na obra, Dora ? a namorada do personagem principal e Paulo seu grande amigo. Ele ? um rapaz sem identidade, buscando ser escritor de reconhecimento. Para isso, acha que n?o precisa fazer vestibular. Seu pai discorda, acredita que ele deve ter uma profiss?o acad?mica. Os dois brigam e ele acaba descobrindo que seu pai est? doente. Paralelamente, Paulo l? para o amigo um romance seu, baseado na hist?ria desregrada de Jos? e suas bebedeiras desenfreadas.

O livro questiona o papel da literatura na sociedade. Ela tem como objetivo fazer o leitor refletir? Deve s? entreter? O que fazer para unir os anseios do mercado e a qualidade de uma obra? Lula garante que os leitores se impressionam com as meninas do Bent?o e com os tormentos existenciais de P?-na-Cova, outros personagens.

Conciliando o dever com o prazer

Lula revela que j? pensa no seu quarto livro. "Penso na hist?ria e fico amadurecendo os personagens na minha cabe?a. Come?o pelos poss?veis nomes, idade, caracter?sticas f?sicas. No processo da escrita h? altera?es, mas para a hist?ria se concatenar tenho que pensar em tudo antes."

O escritor j? participou do Concurso Acad?mico-Liter?rio Juiz de Fora e Pedro Nava, alcan?ando o primeiro lugar na modalidade Prosa. Teve um conto de sua autoria Nasce uma borboleta, publicado na Antologia de Contos da Associa??o de Escritores de Bragan?a Paulista.

Atualmente, Lula se dedica ao doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Divide tamb?m seu tempo com as aulas que ministra no Instituto Estadual de Educa??o e com as tarefas do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), onde tem o cargo de secret?rio executivo.

Para Darlan, o escritor tem a fun??o de provocar a reflex?o. "O livro n?o ? fechado. A margem para diversas interpreta?es ? a grande riqueza das obras." O autor busca ser reconhecido pelos seus textos. Dois grandes expoentes da literatura s?o refer?ncias para a nova promessa: Clarice Lipector e Machado de Assis.