Grava??o de primeira sinfonia cl?ssica composta no Brasil Orquestra Barroca do Festival de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga faz homenagem aos 200 anos da chegada da Fam?lia Real portuguesa ao pa?s



Fernanda Fernandes
Rep?rter
08/07/2008

Uma semana antes do in?cio do 19? Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga, a movimenta??o de instrumentistas ? grande na cidade. Quem ocupa antecipadamente o Teatro Pr?-M?sica s?o os 35 profissionais, de oito nacionalidades diferentes, que est?o em Juiz de Fora para gravar o nono CD da Orquestra Barroca do Festival.

Desde o dia 05 de julho, os m?sicos ensaiam (foto abaixo) para gravar o repert?rio que ser? apresentado ao p?blico no dia 14, em um dos concertos mais esperados do festival.

Desta vez, a Orquestra Barroca registra a primeira sinfonia nos moldes cl?ssicos composta em solo brasileiro, a Sinfonie a Grand Orchestre, em mi bemol maior, do austr?aco Sigismund Ritter von Neukomm, disc?pulo de Joseph Haydn.

Tradicionalmente, o repert?rio do CD da Orquestra Barroca ? dividido entre composi?es elaboradas em solo brasileiro e m?sicas europ?ias. Neste ano, a obra escolhida do Velho Mundo foi Haffner, a Sinfonia em r? maior KV 385 de W. A. Mozart, uma das mais importantes do per?odo cl?ssico europeu.

A Europa no Brasil

foto do ensaio da Orquestra Barroca A escolha pela m?sica de Neukomm homenageia os 200 anos da chegada da Fam?lia Real portuguesa ao Brasil, pois o compositor transferiu-se para a col?nia com a corte, junto a v?rios outros artistas. Neukomm acabou vivendo por aqui de 1814 at? 1821 e ? sempre lembrado por sua presen?a marcante na vida musical do per?odo Joanino, tendo influenciado o Padre Jos? Maur?cio Nunes Garcia, al?m de ser conhecido tamb?m pelo uso que fez de modinhas e outros ritmos folcl?ricos em suas composi?es.

"Esta sinfonia foi escrita nos moldes vienenses e poderia ter sido feita na ?ustria ou em qualquer outro pa?s da Europa", afirma o regente da orquestra, Lu?s Ot?vio Santos. A obra foi a primeira no estilo composta no pa?s, e s? no fim do s?culo XIX surgiria outra. Segundo Lu?s Ot?vio, n?o fosse a presen?a de Neukomm, a m?sica nacional poderia n?o ter crescido da mesma forma.

A vinda de artistas europeus com a corte incrementou a vida cultural brasileira, por?m muitas daquelas composi?es permanecem in?ditas para o p?blico de hoje. V?rias partituras foram sepultadas pelo tempo e se perderam, mas algumas t?m sido recuperadas.

A Sinfonie a Grand Orchestre foi recentemente editada pela Funarte, a partir do trabalho do music?logo Ricardo Bernardes. Luiz Ot?vio manteve contato permanente com o especialista para que a obra pudesse ter seu primeiro registro em CD, executada com instrumentos de ?poca. "Fazemos uma dobradinha entre a parte te?rica e a pr?tica, porque ? preciso redescobrir uma pe?a que n?o tem nenhuma refer?ncia auditiva", explica o regente.

Reconstitui??o de ?poca

foto da capa do DVD da Orquestra Barroca ?nica forma??o do g?nero na Am?rica Latina, a Orquestra Barroca re?ne grande parte dos m?sicos especializados na chamada interpreta??o historicamente informada.

Com instrumentos de ?poca, esses profissionais t?m o objetivo de recriar a sonoridade mais pr?xima do original poss?vel. ? um trabalho que vem sendo maturado desde o in?cio do festival, h? quase 20 anos. Ao todo, a orquestra j? gravou nove CDs (fotos abaixo), sendo um registrado tamb?m DVD (foto ao lado), na d?cima quinta edi??o do evento.

Em 2006, a Orquestra Barroca do Festival recebeu o pr?mio Disco de Ouro, concedido pela revista musical Diapason, pelo CD com obras de J. F. Rebel, J. S. Bach e Emerico Lobo de Mesquita. Entre as obras registradas pela forma??o est?o pe?as de J.S.Bach, G.F.Handel, G.P.Telemann, J.M.Leclair e J.F.Rebel.

Em Juiz de Fora, o p?blico poder? conferir a apresenta??o deste ano na segunda-feira, dia 14 de julho, ?s 20h30, no Cine-Theatro Central (Pra?a Jo?o Pessoa, s/n?). Antes, por?m, a orquestra toca na antiga Igreja da S?, no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho. "Ser? o c?mulo da reconstitui??o, pois vamos tocar ao lado do Pa?o Imperial, onde Jos? Maur?cio e Neukomm tocaram. Teremos instrumentos, local, modo de tocar, tudo correto", comemora Lu?s Ot?vio.

foto da capa do 11? CD do festival foto da capa do 13? CD do festival foto da capa do 14? CD do festival foto da capa do 17? CD do festival foto da capa do 18? CD do festival

Nomes de peso

A Orquestra Barroca re?ne m?sicos de Israel, Fran?a, B?lgica, Irlanda, It?lia, Estados Unidos e Brasil. Todos v?m a Juiz de Fora a convite do festival e alguns s?o tamb?m professores das oficinas realizadas durante o evento. O regente, Lu?s Ot?vio Santos, ? tamb?m diretor art?stico do festival.

Depois de estudar e trabalhar na Europa, onde integrou importantes forma?es de m?sica antiga, voltou para o Brasil para coordenar o N?cleo de M?sica Antiga do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim-ULM, em S?o Paulo, onde tamb?m ? professor de violino barroco. Em 2007, o violinista foi agraciado com a Ordem do M?rito Cultural do Minist?rio da Cultura.

Confira a programa??o completa no site do Centro Cultural Pr?-M?sica.