Segunda-feira, 1? de setembro de 2008, atualizada ?s 13h

Clube de Leitura vai incentivar o h?bito de ler em crian?as e adolescentes de Juiz de Fora

Marinella Souza
*Colabora??o

A partir da pr?xima ter?a-feira, 02 de setembro, crian?as e adolescentes de 10 a 14 anos podem participar de uma sess?o coletiva de leitura. Trata-se do Clube de Leitura, projeto desenvolvido pela Funalfa com o objetivo de incentivar o conv?vio cultural.

Para o diretor da Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM), Jo?o Batista Rodrigues, essa ? uma maneira de estimular o h?bito de leitura nas crian?as dessa faixa et?ria. "A Biblioteca realiza f?runs de literatura periodicamente e, nesse eventos, percebemos que essa ? a faixa et?ria ideal para isso, porque eles t?m mais autonomia e melhor capacidade de express?o e articula??o de id?ias", explica.

V?o ser encontros semanais de uma hora, das 15h ?s 16h, mediados por uma bibliotec?ria e por uma estagi?ria de Pedagogia. Segundo Rodrigues, a id?ia ? que as pr?prias crian?as d?em as dicas do que querem ler e discutir.

"As leituras v?o ser escolhidas pelo grupo. Cada um traz o seu material, sugere as leituras. Os temas a serem debatidos s?o relacionados ao que eles v?o ler na Biblioteca ou a leituras que tenham feito anteriormente".

Para as crian?as que j? s?o cadastradas na Biblioteca, basta preencherem o formul?rio de registro dispon?vel no local. Para os n?o cadastrados, ? preciso que o respons?vel os acompanhe munidos de carteira de identidade e comprovante de resid?ncia para efetuar o cadastro.

Os encontros acontecem todas as ter?as-feiras do m?s de setembro, com exce??o de uma semana em que o encontro vai acontecer na quarta-feira, dia 24 de setembro. A BMMM fica na Av. Get?lio Vargas, 200 e o setor infanto-juvenil funciona das 08h ?s 18h.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF