Roda de Palha?os valoriza a arte e chega a JF Projeto desenvolvido por grupo de teatro mineiro passa por Juiz de Fora pelo segundo ano consecutivo. Confira a programa??o

Marinella Souza
Colabora??o
18/11/2008

A Roda de Palha?os ? fruto de um projeto de ocupa??o art?stico-cultural do espa?o p?blico em Belo Horizonte, quando um grupo de teatro local come?ou a se apresentar em pra?a p?blica. O interesse foi tanto que o projeto cresceu, se desenvolveu tomou corpo e forma.

"No ano passado estivemos nas cidades em que o antigo patrocinador desenvolvia projetos culturais e este ano estamos visitando aquelas onde a atual patrocinadora possui p?los de trabalho. Estamos tentando voltar ?s outras cidades que visitamos da outra vez tamb?m", explica o coordenador art?stico do projeto, Cristiano Pena. Juiz de Fora est? nas duas rotas e o coordenador comemora o sucesso do projeto na cidade.

O primeiro ano foi em um ?nico dia, depois passou para dois e hoje j? s?o sete dias de evento. O coordenador art?stico do projeto conta que o primeiro dia ? destinado a um encontro reflexivo sobre a arte de palha?os, o segundo dia ? para ensaiar e experimentar as cenas, o terceiro dia ? quando o espet?culo Roda de Palha?os ? apresentado ao p?blico.

Os outros quatro dias s?o destinados a uma oficina de aprofundamento na arte de palha?os. O projeto conta com a Lei Estadual de Incentivo ? Cultura, isso possibilita que a Roda de Palha?os viaje por algumas cidades mineiras. Essas cidades s?o escolhidas de acordo com os patrocinadores.

Foto de Roda de Palha?os em Belo  Horizonte Segundo Pena, o projeto Roda de Palha?os ? um encontro de fortalecimento e est?mulo entre profissionais e artistas que querem desenvolver a arte de palha?o. "Al?m disso, pretendemos incentivar os grupos da cidade a desenvolverem seus projetos".

Na primeira vez, segundo Pena, contaram 45 pessoas nas oficinas e cerca de 350 assistiram ? apresenta??o no domingo. A artista Neli Aquino (foto abaixo), de Juiz de Fora, foi uma dessas 45 pessoas que se formaram Palha?a em abril de 2007 e conta como ? a oficina.

"No primeiro dia acontece uma grande reuni?o onde cada um se apresenta. No segundo, a turma ? dividida em pequenos grupos que v?o 'bolar' a apresenta??o com a ajuda de um instrutor que vem de Belo Horizonte e d? todo o suporte, sem podar nossas id?ias. No domingo tem a apresenta??o, onde temos que contar com o improviso, j? que a cena ? ensaiada de um dia para o outro", explica.

Foto de Roda de Palha?os em Monlevade Um dos projetos incentivados pela Roda de Palha?os ? um grupo de estudos permanente sobre a arte de palha?o nas cidades por onde passa. Neli comemora a vinda do grupo.

"J? era de interesse dos palha?os daqui ter esse grupo de estudos em Juiz de Fora e ? bom que isso aconte?a agora". Pena acrescenta que as pessoas t?m muito interesse em entrar em contato com a arte de palha?o. "S?o atividades com bom retorno de p?blico", diz.

A arte de palha?o

Neli conta que ser palha?o ? algo muito diferente de tudo o que j? viveu. Acostumada a fazer arte desde pequena, ela sempre esteve exposta aos olhares curiosos, seja no palco, por seu jeito de se vestir ou pela maneira irreverente com que leva a vida, mas confessa que, como palha?o, experimentou sensa?es muito especiais.

Foto de Neli Aquino fantasiada de Palha?a Botina "? diferente porque como palha?o voc? se d? ao direito de ter autenticidade. Voc? fica no limiar do rid?culo e do engra?ado", diz. Para Neli, ser palha?o ? algo muito s?rio porque ? uma arte extremamente nobre, na opini?o da artista.

"A pessoa se despe do convencional e se assume aut?ntica, mostrando a sua ingenuidade, a sua fragilidade e seus defeitos. O palha?o se exp?e muito e faz gra?a dos pr?prios defeitos", descreve.

A palha?a, que tamb?m ? professora, artista e empres?ria conta que sempre gostou de fazer palha?ada, mas confessa que ser palha?o de verdade ? muito mais do que vestir roupa, maquiar, colocar o nariz. ? preciso conhecer a arte mais a fundo, entender suas origens e "se permitir ser aut?ntico, ing?nuo, divertido e acreditar que pode mudar o mundo atrav?s do riso", define.

Programa??o
Ilustra??o de um palha?o

As inscri?es s?o gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (32)3217-7637

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF