Quarta-feira, 28 de outubro de 2009, atualizada às 11h

MAMM exibe curtas em comemoração ao Dia Internacional da Animação

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Nesta quarta-feira, 28 de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Animação. Em Juiz de Fora, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) irá exibir 19 filmes. Segundo o coordenador do evento, Beto Campos, a proposta é de promover integração e intercâmbio entre literatura e artes plásticas. As exibições ocorrem a partir das 19h30, no anfiteatro do museu, localizado na rua Benjamin Constant, 790, no Centro. A entrada é franca.

Pelo quinto ano consecutivo, a data é celebrada no Brasil com a exibição de curtas-metragens nacionais e internacionais. A exibição não é recomendada para menores de 16 anos. No entanto, O MAMM exibe uma série especialmente para o público infantil.

Nesta data, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção pela técnica praxynoscópio, sistema de animação de 12 imagens e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. A projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. No Brasil, a primeira animação ficou a cargo do filme "Kaiser", de Álvaro Marins, em 1917.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.