• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quarta-feira, 23 de junho de 2010, atualizada às 13h32

    Biblioteca de Matias Barbosa abre inscrições para mostra literária

    A Biblioteca Municipal de Matias Barbosa recebe inscrições para a 1ª Mostra Literária Eduardo Frieiro. Com o tema  Casos, Memórias e Vivências, a mostra integra a jornada mineira do Patrimônio Cultural. 

    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de setembro. O evento contempla as categorias poesia (até 20 linhas) e conto (até 50 linhas). Os candidatos podem participar das duas categorias, inscrevendo até três trabalhos em cada uma (veja aqui o regulamento).

    Com a Mostra, a biblioteca quer dar oportunidade aos novos talentos, além de realizar um resgate cultural da obra de Eduardo Frieiro. O escritor nasceu no município em 1889 e deixou um legado literário muito vasto, sendo um dos primeiros escritores a defender a criação e difusão das bibliotecas municipais.

    Dentre as obras de Eduardo Frieiro destacam-se O Diabo na livraria do Cônego, Letras Mineiras e Feijão, Angu e Couve. Esta é uma obra que traduz o espírito da mineiridade, a qual o poeta Carlos Drummond de Andrade teceu elogios diversos. Autodidata, Eduardo Frieiro foi professor universitário, fundador e primeiro diretor da Biblioteca Pública de Minas Gerais, além de membro da Academia Mineira de Letras. Recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obras. Faleceu em Belo Horizonte em 1982.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.