Quarta-feira, 21 de agosto de 2013, atualizada às 19h

Festival Nacional de Teatro em JF terá 24 espetáculos

teatro

Vinte e quatro montagens – 13 na Mostra de Espetáculos, três na 2ª Mostra Apac (Associação dos Produtores de Artes Cênicas) e oito peças convidadas – estarão em cartaz na cidade durante a sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora (confira). A maratona de artes dramáticas, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, começa na próxima terça-feira, 27, e segue até 8 de setembro, com opções para todos os gostos e idades. Além das peças, estão programados debates críticos, cinco oficinas gratuitas, apresentações de cenas curtas, intervenções urbanas, lançamento de livro, leitura dramática e festa de confraternização.

Nesta edição, após consulta a colaboradores e acompanhando uma tendência de eventos desta natureza, o festival abandona o caráter de disputa e premiação, adotando o modelo de mostra não competitiva. Entre as 93 montagens inscritas, oriundas de 16 estados, 13 confirmaram participação na Mostra de Espetáculos. As montagens incluem quatro produções infantis e nove adultas, de grupos teatrais de Juiz de Fora, Bauru (SP), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), São João del-Rei (MG), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP) e Petrópolis (RJ).

Já os espetáculos convidados somam um total de oito, dos quais, dois são os vencedores da edição passada do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora: Direções do Céu, melhor espetáculo infantil, com o grupo Teatro Circense Andança, de Petrópolis (RJ), e Ó o Sol, melhor espetáculo adulto, com o grupo Os Meninu do Bacuri, de Ouro Preto (MG).

Os três primeiros dias do festival - 27, 28 e 29 de agosto - serão dedicados à 2ª Mostra Apac. A partir deste ano, esta mostra, que tem três peças selecionadas, passa a integrar a programação oficial do festival.

As pessoas que quiserem conferir as montagens que serão apresentadas no Festival podem trocar livros de literatura em bom estado por ingressos. As trocas serão feitas a partir de terça-feira, 27 de agosto, das 9h às 19h no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Haverá troca para 21 das 24 peças que fazem parte da Mostra de Espetáculos, Mostra Apac e montagens convidadas. As três peças restantes ("Makunaíma na Terra de Pindorama", "Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança - um capítulo que poderia ter sido" e "Direções do Céu") não precisam de ingressos, pois são realizadas em área aberta.

ACESSA.com - Festival Nacional de Teatro em JF ter? 24 espet?culos